Como instalar um plugin no WordPress (2024)

Está precisando de novas funções em seu site, mas não quer ter que deixar o WordPress? Você não precisa. É por isso que existem os plugins. Os plugins são ferramentas que se encaixam em outro programa principal, como o WordPress e que, de maneira simples e rápida, permitem instalar novos recursos ao seu site. As funcionalidades que você pode instalar no WordPress com os plugins são diversas. Por exemplo, você pode instalar um plugin no WordPress para monitorar comentários, melhorar seu SEO, criar fóruns e, até mesmo, uma loja virtual.

Passo a passo para instalar plugins no WordPress

Instalar plugins no WordPress é extremamente fácil. O procedimento é bem didático e intuitivo. Veja só!

Plugins no WordPress

Vá ao seu Painel de Administração, clique em Plugins e depois selecione Adicionar novo.

Em seguida, na próxima tela pesquise pelo nome do plugin que deseja e clique em Instalar agora. Por exemplo, pesquisamos por um plugin anti spam.

instalar plugin no wordpress

Por fim, clique em Ativar. Dessa forma, o plugin ficará ativo em seu site WordPress.

Plugins do seu computador

Você também pode instalar um plugin no WordPress que esteja em seu computador local. Se o plugin está em seu computador, clique em “Plugin” em seu Painel de Administração e, no canto superior esquerdo, clique em “carregar plugin”. Na próxima página, selecione seu arquivo, faça o upload e depois clique em “ativar plugin”.

Para fazer o upload de plugins do seu computador, o arquivo tem que estar zipado, ou seja, compactados com a extensão .zip.

Instalar plugin via FTP (Avançado)

Também é possível instalar um plugin no WordPress através de FTP. Algumas vezes sofremos restrições do servidor e, por isso, não conseguimos instalar os plugins diretamente no painel do WordPress. Nesses casos, você vai precisar ter um programa de FTP.

O FTP é um programa que permite a transferência de dados entre computadores na internet, em que é possível fazer tanto o download quanto o upload. Você precisa tê-lo instalado em seu computador. Um dos mais conhecidos para você fazer o download é o Filezilla.

Agora sim, vamos aos passos para instalar um plugin no WordPress via FTP

Abra o Filezilla e insira os dados FTP do seu servidor. Em seguida, selecione “wp-content” e clique na pasta “plugins”.

Depois disso, arraste seu plugin do computador até a pasta “plugins”. Assim, vá ao seu Painel de Administração do WordPress e ative o plugin que enviou.

Viu só como é fácil?! Agora você já pode instalar plugins no WordPress e aumentar os recursos do seu site. Se tiver qualquer dúvida, conte com a gente aqui da HomeHost.

Como atualizar um plugin

Além de instalar um plugin no WordPress, é importante sempre manter seus plugins atualiados. Normalmente os plugins mais utilizados publicam atualizações semanais, as vezes diárias. Dessa forma, você garante a segurança do seu site WordPress sempre. Um plugin desatualizado pode gerar problemas em seu site, como por exemplo, o erro 500.

Dessa forma, para atualizar seus plugins, acesse a opão Plugins, e depois Plugins Instalados. Em seguida, você irá ver uma lista com todos os plugins instalados. Para atualizar cada plugin, basta clicar em atualize agora.

Para além de manter os plugins sempre atualizados, recomendamos também sempre atualizar seu WordPress.

Quais plugins instalar?

Plugin do wordpress é um tópico que pode-se gastar um dia inteiro e não caberia neste post.
Vamos deixar vocês olharem e analisarem com calma. Aqui o link para vocês navegaerem e analisarem por si próprios a grande diversidade de plugins disponíveis nesta incrível ferramente. Neste outro artigo, recomendamos os melhores plugins de WordPress da atualidade.

Não instalem plugins com funções semelhantes, pois podem entrar em conflito. Um bom exemplo é plugin de cache. Já vi alguns sites com oito diferentes plugins de cache habilitados. Um grande erro! Ao invés de ajudar acabam criando problema.

Tomem cuidado com a quantidade de plugins. Não vou nem citar o site que vi com o maior número de plugins instalados, pois vocês não acreditariam. O problema com a quantidade é que no final das contas eles ficam muito pesados e criam problemas no site como “site pesado” e até mesmo bugs.

Para não saírem de mão abanando, vamos recomendar dois excelentes plugins:

Yoast SEO
Este plugin te ajuda dando dicas de seo para que você possa indexar melhor seu site nos mecanismos de busca como o Google.

WP Super Cache
Este plugin ajuda a fazer cache do seu site, deixando este ainda mais rápido no carregamento. E já é sabido, um dos critérios para indexação do Google é o tempo de carregamento da página.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!