Como solucionar o Erro Crítico do WordPress com o Softaculous

Neste tutorial você vai aprender como solucionar o Erro Crítico do WordPress!

Imagine que você acessa uma pagina no seu site e se depara com a seguinte mensagem de erro:

Mensagem de Erro Crítico do WordPress

Provavelmente, seu primeiro pensamento será sobre “O que aconteceu?” ou “Como resolvo isso?“. Portanto, pensando em você, a Homehost preparou esse tutorial para que você aprenda como solucionar o Erro Crítico do WordPress facilmente!

Caso você prefira, pode seguir esse tutorial em formato de vídeo, através do nosso canal no Youtube.

Etapa 1: Ativar o modo Debug para informações sobre o Erro Crítico do WordPress

Antes de solucionar o problema, é necessário identificar o que está causando o erro crítico no seu WordPress. Portanto, é necessário que você esteja com o modo Debug do WordPress ativado. O modo debug permite que o WordPress emita a mensagem de erro completa. Dessa forma, será possível identificar qual a causa do erro, sua origem, e outras informações importantes.

Portanto, ative o modo debug do WordPress.

Para isso, acesse o Painel do Softaculous. Em seguida você pode acessar o WordPress Manager clicando sobre o ícone similar ao WordPress.

Acessando o WordPress Manager do Softaculous

Selecione a instalação do WordPress que deseja ativar o modo Debug e clique sobre o ícone similar a uma seta para abrir o painel de configurações.

Selecionando o Site no WordPress Manager

Por fim, basta deixar a opção de “Debug Mode” como ativado (enabled), conforme a imagem abaixo:

Ativando o modo de Debug para poder entender o Erro Crítico do WordPress

Caso prefira um tutorial mais detalhado sobre o modo Debug, você pode acompanhar os 4 passos simples no nosso Tutorial sobre como ativar o modo Debug do WordPress!

Etapa 2: Identificar a causa do erro crítico do WordPress

Após ativar o modo Debug, atualize a página que estava apresentando o erro crítico. Observe que, agora, será apresentado uma mensagem detalhada do erro, como no exemplo abaixo:

Exemplo de Erro Crítico do WordPress

Portanto, agora basta ler a mensagem e entender a causa e o local de origem desse erro. Em nosso exemplo, o erro está sendo causado por causa de um plugin chamado Elementor***. Vamos detalhar abaixo como chegamos nessa conclusão:

Exemplo de como identificar a causa do Erro Crítico do WordPress

O erro é apresentado logo de inicio em uma classe no PHP do Elementor, e a partir dele, uma série de outros erros ocorrem, antes de ocasionar os erros diretamente no WordPress. Isso já nos dá indícios de que o problema está sendo causado por este plugin.

***OBSERVAÇÃO: Em nossos exemplos, realizamos modificações no Plugin do Elementor para causar o erro propositalmente. Portanto, o comportamento apresentado no exemplo não reflete um comportamento real deste plugin, sendo esse exemplo uma simulação para fins didático.

Etapa 2: Acessando o WordPress Manager no Softaculous

Após ativar o modo Debug para poder compreender o que está causando o erro crítico no WordPress, retorne ao WordPress Manager. Para isso, na página do Softaculous basta clicar sobre o ícone similar ao WordPress.

Acessando o WordPress Manager do Softaculous

No WordPress Manager do Softaculous, selecione o seu site desejado e clique sobre o ícone similar a uma seta, para ampliar as opções de configuração dele.

Selecionando o Site no WordPress Manager

Em seguida, você poderá configurar seu site através do WordPress Manager. Ou seja, você pode desativar os plugins e temas que estão gerando o Erro Crítico do WordPress.

Tela de configurações do site do WordPress Manager

Etapa 3: Desativando plugins e temas com o WordPress Manager

Na tela de configurações do WordPress Manager, há duas opções diferentes para controlar os plugins e temas. Portanto, se o que está gerando o erro crítico é um plugin, siga para o tópico Desativando Plugins com o WordPress Manager. Mas, se o que está gerando o erro crítico é um tema, siga para o tópico Desativando Tema com o WordPress Manager.

Desativando Plugins com o WordPress Manager

Se o erro crítico do WordPress está relacionado a um plugin, então precisamos desativa-lo. Para isso, clique sobre o botão “Manage Plugins” no WordPress Manager.

Manage Plugins

Após clicar sobre o “manage Plugin” deverá abrir uma tela com os plugins instalados no seu site WordPress.

Tela do manage Plugins do WordPress Manager

Portanto, identifique o plugin que está gerando o erro para poder desativa-lo. Em nosso exemplo, o erro crítico do WordPress está acontecendo por causa do plugin “Elementor“, portanto, vamos desativa-lo. Para isso, basta desativa-lo através do botão de status, com na imagem abaixo.

Selecionando o Plugin que está gerando o Erro Crítico do WordPress  no Manage Plugins

Se tudo ocorrer bem, deverá aparecer uma mensagem confirmando que o plugin foi desabilitado com sucesso.

Mensagem de plugin desativado com sucesso no WordPress Manager

Isso significa que o plugin que está gerando o Erro Crítico no WordPress foi desativado com sucesso.

Por fim, para sair desta tela, clique sobre o botão “Close“.

Fechar a tela do plugin manage

Desativando Temas com o WordPress Manager

Se o erro crítico do WordPress está relacionado a um Tema, então precisamos desativa-lo. Para isso, clique sobre o botão “Manage Themes” no WordPress Manager.

Manage Themes no WordPress Manager

Em seguida, aparecerá uma tela com os temas instalados no seu WordPress.

Tela do Manage Themes

Provavelmente o tema que está gerando o erro crítico será o único tema com o status ativo. Portanto, vamos escolher um outro tema que esteja instalado em nosso WordPress. Recomendamos que você tenha os temas padrões de instalação do WordPress. Em nosso exemplo, vamos ativar o tema “Twenty Twenty“. Portanto, basta clicar sobre o botão de status para ativa-lo, como no exemplo abaixo:

Selecionando outro Tema para ativar no lugar do tema que está gerando Erro Crítico no WordPress

Observe que ao fazer isso, o Tema que estava ativo, será desativado automaticamente e o tema selecionado passará a ser o tema ativo. Se tudo ocorrer bem, você poderá ver uma mensagem de sucesso.

mensagem de Tema ativado com sucesso

Com isso, você desativou o tema que estava gerando o erro crítico do WordPress.

Por fim, clique sobre o botão “Close“.

Fechando a Tela de Manage Themes

Caso você não tenha conseguido desativar o plugin ou tema com o WordPress manager, então uma alternativa é fazer de forma manual, através do gerenciador de arquivos do seu servidor.

Etapa 4: Verificando se o Erro Crítico do WordPress foi solucionado

Após desativar o plugin ou tema que estava gerando o erro no WordPress, você precisa confirmar se o seu site retornou a funcionar como deveria.

Portanto, você pode verificar se o erro foi corrigido acessando novamente a URL da página que estava resultando no erro. Caso o página carregue perfeitamente, significa que o erro foi solucionado. Nesse caso, recomendamos que você desinstale o plugin ou o tema que estava gerando o Erro Crítico do seu WordPress. Você pode tentar reinstala-lo, para ver se isso corrige o erro. Mas caso volte a ocorrer o erro, significa que algum outro plugin, ou até mesmo o seu WordPress está entrando em conflito com esse. Portanto, a menos que tenha conhecimento técnico para resolver, o melhor a fazer é desinstalar o plugin ou tema e optar por outro que atenda a suas necessidades.

Mas, se, mesmo com o plugin ou tema desativado, o Erro Crítico persistir, verifique novamente a mensagem de erro para compreender o motivo e repita os passos anteriores ou busque por ajuda técnica.

ATENÇÃO: Após finalizar todo o processo, recomendamos que você desative o modo de Debug do WordPress. Pois o modo de Debug expõe informações críticas do wordpress que podem ser exploradas por hackers em uma invasão.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Rafael Marques

Rafael Marques

Especialista em Desenvolvimento Web e Marketing. É apaixonado por tecnologia, empreendedorismo, audiovisual e animais. Em sua carreira, dedica-se ao empreendedorismo, além de atuar como Desenvolvedor Fullstack e redator técnico. Gosta de usar seu tempo livre para assistir a filmes, jogar, escrever, e passar um bom tempo brincando e mimando seus animais de estimação.

Contato: rafael.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!