Permissões de arquivos e pastas (Chmod) no DirectAdmin

O painel de controle DirectAdmin é bastante versátil e completo. Através do Gerenciador de arquivos você pode alterar permissões de arquivos e pastas, usando o Chmod. Qualquer permissão pode ser configurada, mesmo sem ter conhecimentos técnicos avançados.

As permissões de arquivos podem ser alteradas também através de FTP e do terminal SSH. O uso do painel de controle e do gerenciador de arquivos para alterar permissões é uma tarefa bem mais fácil e rápida, e é igualmente segura.

É muito comum plugins da hospedagem WordPress precisarem de permissões específicas, para resolvermos alguns erros frequentes. Note que devemos ter cuidado ao configurar permissões, pois isso pode criar falhas de segurança em sua aplicação. Quando o WordPress é instalado em seu site, inicialmente, todas as permissões são configuradas corretamente de forma padrão.

Lembrando, este artigo é indicado para a hospedagem de sites com painel DirectAdmin. Caso seu painel de controle seja o cPanel, recomendamos este outro artigo sobre como alterar permissões de arquivos e pastas no cPanel.

No Linux, usando o SSH, você pode configurar permissões usando a linha de comando:

chmod 644 nomedapasta
chmod 755 nomedoarquivo

Contudo, neste artigo, explicaremos como usar o Chmod de forma ainda mais fácil pelo painel de controle.

As permissões Chmod mais comuns

  • chmod +x: permissão de execução
  • chmod 644: leitura para todos, escrita somente para o usuário dono do arquivo, sem permissão de execução.
  • chmod 755: permissão de leitura para todos, escrita somente para o dono, e execução para todos.
  • chmod 777: permissão total, onde todos podem ler, escrever e executar.
  • chmod 000: nenhuma permissão, onde ninguém pode ler, escrever ou executar.

Acessando o painel para configurar permissões via chmod

Primeiramente, acesse o site da Homehost, e clique em Minha conta. Digite o seu domínio sem www e a sua senha.

Em seguida, clique em Painel de controle

Gerenciador de arquivos do DirectAdmin

Primeiramente, dentro do painel de controle da hospedagem de seu site, clique em Informações de sistema e arquivos. Em seguida, clique em Gerenciador de arquivos.

Agora, já dentro do gerenciador, vamos acessar a pasta public_html. Esta é a pasta raiz dos arquivos do seu site.

Observe a coluna Perm. Nela, serão exibidas as permissões dos arquivos e pastas. É possível alterar permissões tanto de arquivos ou pastas de forma fácil e descomplicada.

permissoes chmod 644 755

Neste exemplo, vamos realizar um Chmod na pasta teste, para alterar as suas permissões. Atualmente ela possui permissão 644 (Somente o dono pode escrever, todos podem ler, e ninguém pode executar).  Clique sobre a permissão que deseja alterar, na área marcada em azul na imagem a seguir.

chmod 644

Após isso, surgirá uma caixa de edição, para realizar o Chmod desejado.

Agora, vamos alterar a permissão para 755. Ao fim, clique no ícone V.

Pronto! A pasta teste agora possui permissão 755. Você irá ver a mensagem de sucesso Permissions Set, ao final da pagina.

Chmod avançado e recursivo

Agora, vamos mostrar como configurar permissões de forma avançada. Clique no ícone à esquerda da permissão, mostrado na imagem a seguir.

chmod

Em seguida, surgirá uma tela onde se pode configurar as permissões em detalhes, e de forma ainda mais intuitiva. Observe ao final desta caixa de diálogo, que há uma opção Recursive. Você pode marcar ela, caso queira realizar um chmod recursivo. Ou seja, para aplicar a permissão a todos os arquivos e pastas dentro da pasta que está alterando as permissões. Ao final, clique em Set para gravar as novas permissões.

chmod recursivo

Diferença entre chmod e chown

O comando “chmod” e o comando “chown” são utilitários comuns em sistemas operacionais baseados em Unix, como Linux e macOS. Ambos são usados para alterar permissões de arquivos e diretórios, mas têm finalidades diferentes.

O comando “chmod” é usado para modificar as permissões de acesso a um arquivo ou diretório. As permissões de acesso determinam quem pode ler, escrever ou executar um arquivo, ou diretório. O “chmod” permite que você defina as permissões para três grupos de usuários: proprietário, grupo e outros.

As permissões de acesso são representadas por três dígitos ou uma sequência de letras. Os dígitos correspondem aos três grupos mencionados anteriormente: proprietário, grupo e outros. Cada dígito pode assumir um valor de 0 a 7, representando diferentes permissões. Por exemplo, o valor 7 representa todas as permissões (leitura, gravação e execução), enquanto o valor 0 representa nenhuma permissão.

Já o comando “chown” é usado para alterar a propriedade de um arquivo ou diretório. A propriedade é definida pelo usuário e pelo grupo ao qual o arquivo ou diretório pertence. Ao usar o “chown”, você pode alterar o usuário proprietário e/ou o grupo proprietário de um arquivo ou diretório.

Normalmente, o “chown” é usado por administradores do sistema para modificar a propriedade de arquivos ou diretórios quando necessário. Isso pode ser útil para restringir ou conceder privilégios de acesso a determinados usuários ou grupos.

Em resumo, o “chmod” é usado para alterar as permissões de acesso a um arquivo ou diretório, enquanto o “chown” é usado para modificar a propriedade do arquivo ou diretório. Ambos são comandos importantes para a gestão de permissões e segurança em sistemas Unix-like.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!