Chmod: Configurando permissões por FTP usando Filezilla

Neste artigo, ensinaremos a alterar permissões de pastas ou arquivos, usando um cliente FTP. Dessa forma, demonstraremos usando o Filezilla, que é um dos aplicativos de FTP mais utilizados. Este comando é equivalente ao CHMOD do linux.

Caso prefira, você também pode alterar permissões de arquivos e pastas através do cPanel. Caso seu painel de controle seja o DirectAdmin, recomendamos este artigo sobre como configurar as permissões usando o DirectAdmin.

A homehost também possui um gerenciador de arquivos dentro do cPanel, por onde as permissões também podem ser alteradas.

Instale e configure o programa de FTP Filezilla

Primeiramente, faça download do programa de FTP Filezilla neste link. Em seguida, instale o aplicativo.

Caso você não tenha experiência usando o FileZilla, você também pode consultar este artigo mais detalhado sobre como publicar seu site por FTP usando Filezilla. Abrindo o Filezilla, primeiramente informe os dados do servidor FTP: Host, usuário e senha. Estes dados são fornecidos pela Homehost, no momento da ativação do seu plano de hospedagem de sites.

Em seguida, clique em Conexão rápida para se conectar com o servidor FTP.

chmod permissoes arquivos filezilla 1

Configurando as permissões de pastas e arquivos por FTP usando Filezilla

Uma vez conectado ao servidor FTP, localize e entre na pasta aonde estão seus arquivos. Por exemplo, entraremos na pasta public_html, que é a raiz do servidor de hospedagem.

chmod permissoes arquivos filezilla 2

Agora, já dentro da pasta você pode observar a permissão atual dos arquivos e pastas na coluna Permissões.

chmod permissoes arquivos filezilla 3

Em seguida, para alterar as permissões do arquivo em questão (equivalente ao chmod via Linux), clique com o botão direito sobre o nome do arquivo ou pasta, e em seguida, clique em Permissões do arquivo.

chmod permissoes arquivos filezilla 4

Na tela a seguir, você poderá configurar as permissões desejadas.

Por exemplo, explicaremos as permissões mais comuns:

PermissãoUsuárioGrupoOutros
chmod 644L / GLL
chmod 755L / G /EL / EL / E
chmod 777L / G /EL / G /EL / G /E

Siglas: L = Leitura , G = Gravação e E =Execução

A permissão correta a ser delegada dependerá da aplicação a ser usada. Por isso, recomendamos sempre consultar o manual ou a documentação em questão.

Em seguida, para escolher a permissão, digite o valor numérico referente, e clique em OK.

chmod permissoes arquivos filezilla 5

Logo em seguida, você poderá ver a permissão já alterada no servidor.

chmod permissoes arquivos filezilla 6

Conclusão

O comando “chmod” é uma abreviação de “change mode”, e é usado em sistemas operacionais baseados em Unix para alterar as permissões de acesso a um arquivo ou diretório. Ele permite que você defina quem pode ler, escrever ou executar um arquivo, ou diretório.

As permissões podem ser configuradas por modo simbólico (letras), ou em octais (números). Por exemplo, a permissão mais comum em modo simbólico é chmod +x. Ela permite que usuários executem um arquivo.

As permissões de acesso são representadas por três dígitos ou uma sequência de letras, e cada dígito ou letra corresponde a um grupo de usuários: proprietário, grupo e outros. O “chmod” é uma ferramenta essencial para controlar a segurança e o acesso aos arquivos em sistemas Unix-like.

Em conclusão, o comando “chmod” e o comando “chown” são dois utilitários essenciais em sistemas operacionais baseados em Unix para gerenciar permissões e propriedades de arquivos e diretórios.

O “chmod” é usado para alterar as permissões de acesso a um arquivo ou diretório, permitindo definir quem pode ler, escrever ou executar determinado arquivo. Ele oferece controle granular sobre as permissões de três grupos de usuários: proprietário, grupo e outros. O “chmod” é fundamental para garantir a segurança e o controle de acesso a arquivos, restringindo ou concedendo permissões conforme necessário.

Por outro lado, o “chown” é utilizado para modificar a propriedade de um arquivo ou diretório, permitindo alterar o usuário proprietário e/ou o grupo proprietário. Essa funcionalidade é útil para atribuir a propriedade correta aos arquivos e garantir que sejam acessíveis e gerenciados pelos usuários apropriados. O “chown” é frequentemente utilizado por administradores de sistema para ajustar a propriedade de arquivos e diretórios de acordo com as necessidades organizacionais.

Embora ambos os comandos sejam usados para manipular permissões e propriedades em sistemas Unix-like, é importante reconhecer a diferença fundamental entre eles. O “chmod” se concentra nas permissões de acesso, enquanto o “chown” está relacionado à propriedade dos arquivos. Compreender e usar corretamente esses comandos é essencial para garantir a segurança, privacidade e eficiência na gestão de arquivos e diretórios em sistemas operacionais baseados em Unix.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!