Htaccess: Aprenda tudo sobre esse arquivo

Você já hospedou algum site ou pesquisou sobre como funciona esse serviço? Por isso, provavelmente você já ouviu falar nos arquivos .htaccess. Diferente das extensões de arquivos .html ou .txt, comumente utilizadas nesse segmento, o htaccess é uma sequência de texto em código, que serve para dar ordens ao seu servidor, otimizando o desempenho do seu site.

Qual a função do arquivo .htaccess?

O seu nome vem de HyperText access e funciona ao nível de diretórios, permitindo que um ou mais administradores executem ordens para configurar um site, através do sistema de servidores Apache. Por exemplo:

Options +FollowSymlinks
RewriteEngine on
rewritecond %{http_host} exemplo.com [nc]
rewriterule ^(.*)$ http://www.exemplo.com/$1 [r=301,nc]

Dessa forma, com esse código, seria possível configurar o acesso do seu site sem o uso do “www.”, facilitando o trabalho do usuário e do buscador, melhorando o SEO, apenas pelo fato deles encontrarem o seu endereço com a URL “exemplo.com.br”.

O .htaccess pode ser usado no diretório raiz, ou seja, em todo o seu site, incluindo uma função geral no “www.exemplo.com.br”, ou apenas em um diretório/content, ou seja, uma aba, “www.exemplo.com.br/aba1”.

O que você pode fazer com o arquivo .htaccess?

O arquivo .htaccess é feito de texto puro, porém, executa diversas ordens e resolve milhares de problemas dentro do seu site. Com os comandos certos você pode:

Quando usar o arquivo .htaccess

Esse arquivo deve ser usado para otimizar o seu site, quando o servidor lhe dá acesso a esse recurso. Em alguns casos, você terá acesso ao arquivo de configuração do servidor, podendo dar comandos ao seu site por lá.

Como devo usar esse arquivo ?

O arquivo .htaccess deve ser colocado sempre na pasta public_html do servidor de hospedagem. Também, o nome do arquivo precisa sempre ter o ponto no início, para que tenha efeito. Por exemplo, você pode criar este arquivo usando o gerenciador de arquivos do seu painel de controle, ou então, pode enviar através de FTP.

O .htaccess funciona em qualquer servidor web, como, por exemplo, o Apache, NGIX, IIS, etc.

Sua importância para o SEO

O SEO é a otimização do seu site, a fim de melhorar os acessos por meio dos resultados orgânicos nos buscadores. Hoje em dia, se o seu site não for otimizado, ele não é encontrado facilmente, e você perde muito tráfego.

Com o .htaccess você melhora o SEO, dá ordens ao site e melhora o seu desempenho na internet. Conheça as melhores soluções da Homehost para o seu site.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!