Registro WHOIS:
Consultar um domínio

Todo nome de domínio na internet possui um registro WHOIS, para se consultar informações sobre um ele. Trata-se dos dados cadastrais sobre o dono, administrador e provedor de hospedagem do domínio.

Por regulamentação IANA, permanecem públicos na internet para consulta de qualquer pessoa. Dessa forma, cada extensão de domínio possui um formato diferente de registro WHOIS. Além de fazer a pesquisa por um registro de domínio, você também pode realizar a busca WHOIS em um IP.

Para obter os dados cadastrais sobre um registro de domínio, realize uma consulta de domínios registrados pelo WHOIS:

Como alterar um registro
WHOIS de um domínio

Este registro pode ser alterado a qualquer momento, através da empresa que realizou o registro de domínio. Por exemplo, para domínios registrados na Homehost, a alteração pode ser feita pelo painel de controle da hospedagem do site, na opção WHOIS.

Além de alterar o WHOIS, é possível alterar o DNS pela mesma plataforma. Este outro artigo explica como configurar DNS de um domínio .COM .NET e .ORG. Já este outro, explica como alterar DNS de domínios .BR pelo Registro.br .

Quais informações de contato posso obter através do registro WHOIS ?

  • Dados dos proprietários do registro de domínio: normalmente estes são os dados do dono, ou seja, do titular do registro. Também serve como consulta de CNPJ para domínios BR. Este dado pode ser o nome da sua empresa, ou nome do titular.
  • Dados do responsável técnico:ao consultar um domínio, traz informações sobre o responsável. Por exemplo, a empresa, webmaster ou programador (técnico) que gere o domínio ou o site.
  • Dados do provedor de hospedagem de sites: empresa que realizou o registro do domínio, ou que detenha o controle atual sobre aquele registro. Um domínio pode ser transferido livremente entre um provedor de hospedagem e outro.
  • Servidores DNS do domínio: um servidor DNS é o provedor de hospedagem de sites para o qual o domínio está atualmente apontando. Para que um domínio funcione através de um provedor, o primeiro passo é alterar os servidores DNS no Registro de domínio.
  • Datas de registro e expiração: São as informações sobre quando o domínio foi registrado, e até qual data possui validade. Todo registro tem validade de pelo menos 1 ano, podendo ser renovado por períodos de 1 ou mais anos.

Como detectar se um nome de domínio está ativo, bloqueado ou expirado ?

Na ferramenta de consulta WHOIS do Registro br surgirá a informação “ativo” para domínios ativos ou “congelado” caso o domínio esteja expirado.

Contudo, para registros WHOIS internacionais nem sempre esta informação está clara. Por isso, uma forma de se detectar o estado de um registro de domínio é observando a data de expiração (expiration date). Caso esta data seja inferior ao dia de hoje, isto significa que o domínio está expirado (bloqueado).

A consulta WHOIS serve para registro de domínios grátis?

Sim. A consulta WHOIS irá lhe informar os dados cadastrais do titular, provedor, servidores DNS também para os domínios grátis e domínios pagos.

A história do registro WHOIS

O consulta de domínios através do registro WHOIS faz uso do protocolo WHOIS, definido pela RFC3912. Quando a internet ainda era um embrião, havia apenas uma organização que cuidava de todos os registros de domínio, a DARPA. 

O processo de registro WHOIS foi padronizado nos anos 80. Dessa forma, a consulta WHOIS se tornou pública. Pessoas e empresas já podiam ter recursos como nomes de domínios e registros de endereços IP. 

A DARPA continuava a ser o órgão responsável pelos registros naquela época. No ano de 1993, surgiu a InterNIC, que era um consórcio entre a Network Solutions e AT&T. A InterNIC herdou o controle sobre os registros WHOIS. Sendo assim, até então, é um dos órgãos responsáveis pela delegação e controle dos nomes de domínio no mundo.

Atualmente, a entidade 
IANA controla as diretrizes para registros de domínio e WHOIS na internet.

O que os clientes falam da HomeHost

Dúvidas Frequentes sobre o registro WHOIS

Ao consultar domínio no WHOIS do Registro.br, quais dados são informados ?

No Registro.br, normalmente são exibidos o nome completo, CPF (ou CNPJ), e um e-mail de contato do titular. Os ID’s tecnico, administrativo e cobrança são exibidos, que são as contas no Registro.br que gerenciam o domínio, e também os servidores DNS.

Explicando de forma mais ampla, os dados exibidos na consulta Whois do Registro.br:

  • Nome do titular: O nome do titular registrado como proprietário do domínio é fornecido.

  • CPF/CNPJ: O número de CPF ou CNPJ associado ao titular do domínio é exibido no WHOIS.

  • Endereço: O endereço do titular, incluindo rua, número, bairro, cidade, estado e CEP, é informado.

  • Telefone: O número de telefone do titular do domínio é fornecido.

  • E-mail: O endereço de e-mail do titular do domínio, fornecido durante o registro, é exibido no WHOIS.

  • Data de registro: A data em que o domínio foi registrado é informada no WHOIS.

  • Data de expiração: A data de expiração do domínio também é fornecida no WHOIS.

  • ID Técnico: é o contato no Registro.br da entidade reponsável pela gestão técnica do domínio
  • ID de Cobrança: a entidade responsável pelas renovações do domínio
  • ID Administrativo: trata-se da entidade que administra e que gerencia o domínio junto ao Registro.br

É importante mencionar que o Registro.br adota uma política de privacidade padrão, ocultando parte das informações de contato do titular. O nome completo, o CPF/CNPJ, o endereço completo e o telefone são parcialmente ocultados, exibindo apenas informações limitadas ao público.

Essa medida protege a privacidade dos titulares de domínios.

O que é privacidade de WHOIS ?

Os domínios brasileiros, por padrão, não podem ter a opção de privacidade ativada, por determinação do Comite gestor da Internet (NIC.br). Em domínios internacionais, frequentemente se encontra alguns domínios com ao modo de privacidade ativado.

 

A privacidade do WHOIS é um serviço oferecido por algumas empresas de registro para proteger as informações pessoais do titular.

 

Normalmente, quando um domínio é registrado, as informações do titular são publicamente visíveis.

 

No entanto, com a privacidade do WHOIS, essas informações são substituídas por informações de contato genéricas fornecidas pelo provedor de privacidade. Isso permite que o titular do domínio mantenha suas informações pessoais em sigilo, reduzindo a exposição a spam, tentativas de hacking e abusos.

 

No Registro.br, o serviço de privacidade é conhecido como “proteção de dados”. Por meio desse serviço, o Registro.br substitui as informações pessoais do titular por informações genéricas em seu banco de dados público.

 

Isso fornece uma camada adicional de privacidade e segurança.

 

Vale ressaltar que a proteção de dados é opcional e está sujeita a taxas adicionais.

Assine em um clique!

Traga seu site para a Homehost

Começando por apenas

R$ 13,14 / mês*

* Plano Start com pagamento antecipado de 24 meses