Como Montar uma Loja Virtual do Zero

Como Montar uma Loja Virtual

Neste artigo, vamos explorar como montar uma Loja Virtual e tudo que você precisa saber para começar seu E-Commerce agora mesmo.

Quando se trata de vendas, uma loja virtual, também conhecido por E-Commerce, com certeza é uma das melhores ações que você pode incrementar em sua empresa ou ainda para iniciar um negócio. Você sabia que o E-Commerce, ou seja, o comércio eletrônico, cresceu, aproximadamente, 40% em 2019 só no Brasil? Além disso, esse é um mercado que está em grande ascensão! O número de lojas virtuais não para de crescer e já é possível ver diversas empresas com maior faturamento em lojas virtuais do que em suas lojas físicas. Inclusive, existem diversos comerciantes que atuam apenas através do E-Commerce, sem sequer possuir uma loja física. Portanto, isso nos mostra o quanto esse segmento está crescendo e já reflete bem a importância de manter sua presença na internet.

Porém, muitas pessoas ainda tem grandes dúvidas sobre como funciona esse mercado e como montar uma loja virtual própria. Apesar de parecer simples, demanda de tempo, dedicação e planejamento, além de conhecimento técnico.

Vamos então esclarecer alguns dos principais tópicos quando se trata de como montar uma loja virtual.

Na imagem, veja um exemplo de página de Loja Virtual:

Exemplo de Loja Virtual

Índice

Primeiros Passos antes de montar uma Loja Virtual

Planejamento de um Ecommerce

Antes de montar um Loja Virtual, é muito importante que você tenha uma planejamento adequado. Portanto, vamos resumir aqui, os principais passos para esse planejamento.

Legislação: Lei do E-Commerce

Entender sobre a legislação que rege o comércio eletrônico é a primeira coisa que você deve fazer antes de iniciar seu planejamento. No Brasil, a lei vigente, apelidada como Lei do E-Commerce se encontra no decreto nº7962 de 15 de março de 2013. Portanto, leia atentamente a legislação. Porém, para que já esteja preparado, seguem abaixo algumas das principais regulamentações dessa lei:

  • Uma Loja Virtual deve deixar claro suas informações de contato como Endereço Físico, Endereços Eletrônicos (E-Mail), CNPJ, Razão Social, Telefone, etc;
  • Todos os produtos devem conter uma descrição detalhada, contendo o máximo de informações possíveis sobre o produto. Portanto, você pode pensar em: descrição, descrição técnica, tamanho, peso, cores, fabricantes, etc.
  • É obrigatório um meio de contato eletrônico através da Loja Virtual. Portanto, você pode optar por diversas alternativas, mas recomendamos um e-mail profissional ou um sistema de Chat online;
  • É necessário que, anteriormente a finalização da compra, seja exibido o resumo da compra. Isto é, deve conter informações sobre o produto, preço e pagamento;
  • É obrigatório atender a “lei do arrependimento”. Isso significa que, ao comprar por meio eletrônico, o cliente tem direito a se arrepender da compra em até 7 dias após o recebimento do pedido. Além disso, caso isso ocorra, a responsabilidade dos custos da troca e devolução são totalmente suas.

Portanto, com essas informações já é possível entender resumidamente que se trata a Lei do E-Commerce e iniciar seu planejamento.

A escolha de um Nicho e de Fornecedores para montar sua Loja Virtual

Escolher um nicho de produtos ou de cliente é altamente necessário para garantir o sucesso de sua Loja. Essa etapa é totalmente administrativa. Vale a pena estar buscando conteúdos sobre como realizar este planejamento. Porém, uma boa estratégia, é analisar os seus principais concorrentes, o que eles fazem, para quem vendem, quais as estratégias eles utilizam, entre outros. Portanto, essa etapa não é tão diferente como a de um negócio físico.

Porém, tão importante quanto a escolha de um Nicho, é escolher bons fornecedores. É necessário avaliar preço, qualidade, forma de entrega e outras características importantes. Dessa forma, você garante a qualidade do seu produto, e evita maiores problemas no futuro.

Portanto, antes mesmo de montar uma loja virtual é importante que já tenha definido seu nicho e já tenha em mente com quais fornecedores irá trabalhar.

Planejamento Financeiro

Assim como qualquer negócio, montar uma loja lirtual também exige um planejamento Financeiro. Tenha em mente que você precisará investir, mesmo que valores pequenos, na sua Loja Virtual. Portanto, recomendamos que você faça um planejamento listando seus custos fixos, assim como os custos tributários, e já defina a precificação dos seus produtos antes de iniciar as vendas.

Desenvolvimento da Loja Virtual

Após fazer toda a análise inicial, definir preços, definir fornecedores, escolher seu nicho, criar seus planejamentos, chega então a hora de colocar a mão na massa. Existe o mito de que para montar uma loja virtual é necessário saber programar. Porém, isso não é totalmente verdade. Atualmente existem diversos meios de estar montando sua loja virtual.

Além da criação da loja, existem alguns fatores que também são necessários para poder garantir o funcionamento da loja virtual. Vamos então estudar resumidamente cada um deles.

Domínio

O domínio, nada mais é do que o endereço eletrônico da sua loja. Isto é, aquela URL que é digitada no navegador para poder acessar um site, uma loja, um blog, etc. Recomendamos utilizar domínios com extensões .com ou .com.br. Por exemplo: minhalojavirtual.com.br.

Portanto, é muito importante escolher um domínio que reflita bem a sua marca, ou que tenha a ver com a sua loja virtual.

Hospedagem

A hospedagem, é um dos principais fatores para garantir o bom funcionamento de um E-Commerce. A hospedagem é um servidor onde ficarão armazenados todos os arquivos referente a sua loja virtual, assim como o banco de dados. Também é nesse servidor em que as funções são executadas. Portanto, para garantir um funcionamento adequado, é bom contratar um plano de hospedagem capaz de suprir suas necessidades, para que não tenha problemas no funcionamento da sua loja virtual.

A HomeHost é uma empresa que fornece diversos planos de Hospedagem de alta qualidade para garantir o perfeito funcionamento de sua loja virtual! E o melhor de tudo, assinando nossos planos anuais, você garante o 1º ano do seu domínio gratuitamente!

Planos de Hospedagem HomeHost para sua Loja Virtual E-Commerce

Plataforma para Desenvolvimento da Loja Virtual

Após possuir um domínio e uma Hospedagem, você precisará escolher uma plataforma para poder desenvolver sua Loja Virtual. Portanto, caso seja um Desenvolvedor, essa etapa será simples para você, podendo até mesmo criar sua própria plataforma. Porém, essa não é a realidade da maioria dos Lojistas, portanto, vale a pena estar atento as plataformas mais utilizadas e mais conhecidas para E-Commerce.

Dentre elas, destacam-se os CMS:

Layout de uma Loja Virtual

Ao desenvolver sua Loja, é muito importante tomar atenção ao Layout das páginas. O mais interessante é que sigam padrões para tornar a experiência do usuário fácil e intuitiva. Também, é importante ajustar a um layout responsivo, isto é, que se adapta a qualquer tamanho de tela, desde celulares à desktops.

Layout Responsivo de Loja Virtual

O layout das páginas deve definir bem a identidade da sua Loja Virtual. Vale a pena contratar um bom profissional para estar criando a sua identidade visual, inclusive o Layout da sua Loja.

Carrinho e Checkout

Tão importante quanto montar toda a estrutura da loja virtual, é ter um bom sistema de carrinho de compras e de checkout. Ou seja, é importante que o cliente tenha como revisar toda sua compra antes de confirma-la, além de possibilitar diversos meios de pagamentos seguro.

Na imagem abaixo, um exemplo de uma página de Carrinho de Compras:

Exemplo de Loja Virtual E-Commerce-Carrinho de Compras

Na imagem abaixo, um exemplo de uma página de Checkout:

Exemplo de Checkout

Hoje há sistemas intermediadores de pagamentos, como o PayPal e PagSeguro. Através delas, é possível realizar transações online com diversas bandeiras de cartão, além de assegurar a efetivação dos pagamentos. Porém, há ainda as formas tradicionais, como o boleto e o depósito bancário.

Além de um bom sistema de pagamento, também é importante tomar atenção a logística adotada. Portanto, o melhor é encontrar um bom sistema de frete, seja pelos correios ou transportadoras.
Logistica para um e-commerce

Segurança

Hoje em dia, com a Lei Geral de Proteção de Dados em vigor, se torna mais importante ainda adotar padrões de segurança. Portanto, a segurança de um E-Commerce é algo muito importante, pois nela, haverão dados, tanto dos usuários, quanto do vendedor. Dessa forma, é muito importante adotar politicas de privacidade, de segurança, certificados SSL, logins seguros, entre outros.

Não basta saber todos os processos de como montar uma Loja Virtual, é necessário garantir a segurança do e-commerce!

Ao Hospedar sua Loja Virtual na HomeHost, você garante um certificado SSL gratuitamente!

Cadastre seus produtos na sua Loja Virtual

Pagina de Produto

Por fim, cadastre seus produtos na sua loja Online. Aqui, vale a pena tomar atenção em algumas coisas:

  • Tenha imagens de boa qualidade, ou seja, tire boas fotos;
  • Descreva bem o produto. Portanto, quanto mais informação, melhor;
  • Precifique seu produto;
  • Não apenas na apresentação virtual, mas também capriche na apresentação de entrega, ou seja, embalagem, possíveis cartões, etc.

Garantindo o sucesso da Loja Virtual

Após a finalização do desenvolvimento de sua Loja Virtual, existem diversos fatores que podem garantir o sucesso da mesma.

Fazendo compras por uma Loja Virtual e E-Commerce através de um Smartphone

A partir de agora, tudo depende das estratégias adotadas por você. É muito importante investir seu tempo (e também financeiro) em medidas para divulgação da sua loja. Existem estratégias de Marketing Digital que são capazes de alavancar seu negócio em pouquíssimo tempo. Também é interessante investir em trafego pago como o Google ADS. Dentre as estratégias, vale a pena a integração com outras plataformas, como Redes Sociais.

Outra coisa importante é manter uma boa relação com o cliente e uma ótima experiência de pós venda com seus clientes. Se o pós-venda não for bom, dificilmente um cliente irá indicá-lo ou voltar a comprar com você. Portanto, nunca deixe de investir nas suas estratégias de pós venda.

Conclusão

Com as informações explicadas nesse artigo, com certeza você estará preparado para iniciar seu negócio digital em pouquíssimo tempo!

Porém, mesmo agora que você já sabe como montar uma Loja Virtual, recomendamos que você contrate profissionais capacitados para realizar o desenvolvimento da sua loja. Mesmo em sistemas mais simples, como o WooCommerce, um profissional capacitado é capaz de fazer a diferença. Além disso, também recomendamos o investimento em Marketing Digital.

Porém, independente das estratégias que necessitam de um investimento, saiba que qualquer um pode criar um negócio virtual. E, mesmo que seja uma forma de renda extra, investir em um E-Commerce pode ser muito lucrativo e trazer uma série de benefícios, como a possibilidade de trabalhar remotamente, ou ainda de conseguir passar por momentos de crises financeiras com menos dificuldades. Afinal, um E-Commerce estará funcionando 24 horas por dia, todos os dias, sem feriado, sem final de semana, sem parar.

E não esqueça, invista em um bom Provedor de Hospedagem, pois isso pode te poupar muito tempo e dinheiro, além de garantir que sua loja esteja funcionando a todo momento! Além disso, um bom provedor de hospedagem é capaz de triplicar o seu tráfego orgânico, portanto, aumentar suas vendas.

Aproveite o momento, e comece agora mesmo a montar uma loja Virtual com a HomeHost! Aqui você encontrará tudo que precisa para garantir seu sucesso na internet!

Publicado por

Rafael Marques

Desenvolvedor Indie, Investidor e Escritor apaixonado por tecnologia e empreendedorismo! Atual Co-Fundador e CTO da ERM Produções.

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