Como instalar o WordPress no cPanel manualmente [em 2021]

Foi-se o tempo em que instalar o WordPress era algo complicado. Atualmente, a maioria das empresas de servidores de Hospedagem já oferecem instaladores automáticos do wordpress. Ou seja, você só precisa clicar em alguns botões e o seu Site em WordPress estará pronto para ser utilizado. Inclusive, o próprio cPanel já costuma vir com essa opção! Aqui no nosso blog, possuímos uma alternativa fácil utilizando o instalador automatico Softaculous para instalar o WordPress no seu Servidor!

Porém, ainda é comum que algumas pessoas realizem a instalação do WordPress manualmente. Geralmente essa opção é muito escolhida por quem quer um maior controle da instalação.

Pensando nisso, criamos esse tutorial, já atualizado para 2021, onde vamos apresentar como podemos fazer a instalação do WordPress manualmente utilizando o cPanel. E o melhor de tudo: de forma rápida e prática.

Esse artigo está dividido em 5 etapas:

E, para finalizar, você ainda verá como acessar o painel de Administração do WordPress!

Portanto, basta seguir as etapas que encontrará aqui e você conseguirá instalar o WordPress no seu servidor!

Fazendo o Download do WordPress Manualmente

A primeira etapa para poder realizar a instalação do WordPress é baixar os arquivos diretamente no site oficial

É importante ressaltar que existe o WordPress.com e o WordPress.org. Para realizar o download dos arquivos do WordPress, você deverá acessar o WordPress.org.

Apesar de recomendarmos baixar a versão em inglês, você também pode escolher baixar o WordPress na sua versão em Português Brasileiro, através da URL “https://br.wordpress.org/“. Porém, nesse tutorial, vamos continuar como se utilizassemos a versão em Inglês. Vale ressaltar que, posteriormente, você poderá alterar o idioma.

Na página inicial do WordPress, você poderá encontrar um botão indicando “get WordPress”, conforme a imagem abaixo. Portanto, clique nele para ser direcionado a página de download.

Página Inicial do WordPress.org para realizar o download dos arquivos de instalação do WordPress

Posteriormente, na página de Download, clique no botão “Download WordPress“. Provavelmente o nome estará indicando também a versão mais atual do CMS, como no exemplo da imagem abaixo:

Página de Download do WordPress.org para realizar o download dos arquivos de instalação do WordPress

Após clicar no botão, será realizado o download do arquivo de instalação do WordPress. Perceba que o arquivo estará em formato comprimido, “.zip“. 

Arquivos Comprimido de Instalação do WordPress

Dessa forma, você já possui o arquivo de instalação que será utilizado posterirmente. Portanto, podemos avançar para as próximas etapas.

Realizar o Upload dos arquivos de Instalação do WordPress no cPanel

Agora que já baixamos o arquivo de instalação, você deve acessar o cPanel.

Acesso ao Painel cPanel para poder Realizar a Instalação do WordPress Manualmente

Para realizar o upload dos arquivos, você pode escolher por diversas alternativas. Por exemplo, você poderia escolher fazer o upload do arquivo através de FTP ou SSH.Porém, nesse tutorial, vamos fazer da forma mais simples possível. Portanto, utilizaremos o próprio Gerenciador de Arquivos do cPanel para realizar o upload.

Assim que você acessar o cPanel, procure pelo botão do “Gerenciador de Arquivos”, como na imagem a seguir:

Acesso Gerenciador de Arquivos do cPanel para poder Realizar a Instalação do WordPress Manualmente

Posteriormente, ao abrir o gerenciador, selecione o diretório em que será instalado o WordPress. Se você deseja instalar o WordPress diretamente na raiz do seu site, então a pasta que você deve selecionar é a “public_html“. Mas caso deseje fazer a instalação em um subdominio, então você deverá selecionar o diretório desse subdominio.

Em nosso exemplo, vamos seguir a instalação do WordPress na Raiz do site, ou seja, no diretório public_html.

Gerenciado de Arquivos do cPanel

Dessa forma, após acessar o diretório, carregue o arquivo que você fez o download na etapa anterior. Para isso, clique no botão carregar, como na imagem abaixo.

Carregar Arquivos, realizar upload, para dentro do diretório, através do cPanel

Posteriormente, na página que abrir, selecione o arquivo, ou arraste-o para lá.

Carregar Arquivos, realizar upload, para dentro do diretório, através do cPanel para upload da instalação do wordpress

Dessa forma, o arquivo será enviado para o diretório escolhido. Assim que o upload for concluído uma barrinha de carregamento ficará verde e você poderá voltar para o diretório.

Extrair os Arquivos no Servidor

Agora que você já estamos com o arquivo compactado no servidor, vamos extrair, ou seja, descompactar, os arquivos do WordPress no seu servidor.

Para isso, selecione o arquivo compactado no diretório, clique com o botão direito, e selecione a opção “extract” ou “extrair“.

Extrair Arquivos de Instalação Manualmente do WordPress pelo cPanel

Posteriormente, basta confirmar clicando em “extract file(s)” ou “extrair arquivos”.

Extrair Arquivos de Instalação Manualmente do WordPress pelo cPanel

Finalmente, agora os arquivos do WordPress já estão no seu servidor. Porém, observe que, os arquivos estão todos dentro de uma nova pasta chamada wordpress, e não diretamente no seu diretório.

Diretório do WordPress instalado no cPanel

Portanto, acesse essa pasta, selecione todos os arquivos, clique com o botão direito e escolhe a opção “move” ou “mover”.

Mover arquivos de Instalação do WordPress para o diretório raiz, através do gerenciador de arquivos do cPanel

Agora basta selecionar a pasta do diretório acima. No nosso exemplo, seria a pasta public_html. Finalize clicando em “move file(s)” ou “mover arquivos”.

Mover arquivos de Instalação do WordPress para o diretório raiz, através do gerenciador de arquivos do cPanel

Finalmente, os arquivos já estão descompactados no seu servidor!

Criar o Banco de Dados e Usuário no MySQL através do cPanel

O WordPress necessita de um banco de dados para funcionar. Portanto, vamos criar um banco de dados MySQL para ele e também um usuário para esse banco de dados. Lembre-se de guardar todas as informações, como nome do banco de dados, usuário, senhas, etc.

Portanto, através do nosso cPanel, vamos acessar os bancos de dados. Clique na opção “Bancos de dados MySQL” dentro do seu painel do cPanel, como na imagem abaixo:

Acessando o Banco de Dados MySQL através do cPanel

Agora crie um banco de dados. Basta digitar um nome para seu banco de dados e selecionar a opção “Criar Banco de Dados”. Veja o exemplo na imagem abaixo:

Criando um Banco de Dados MySQL para realizar a instalação do WordPress Manualmente através do cPanel

Posteriormente, você deverá então criar um usuário e senha para acesso a esse banco de dados. Portanto, na mesma página do banco de dados, role a página até “Usuários do MySQL”. Nesse parte, você deve definir um nome de usuário e uma senha. Lembre-se de guardar esses dados. Clique em “criar usuário”.

Criando um Usuário de Banco de Dados MySQL para realizar a instalação do WordPress Manualmente através do cPanel

Agora, você deverá atribuir esse usuário ao banco de dados criado. Para isto, role a página até “Adicionar usuário ao banco de dados”. Selecione o usuário criado e o banco de dados, e, posteriormente, clique em “adcionar”.

Atribuir usuário ao banco de dados MySQL através do cPanel

Agora selecione a opção “todos os privilégios”, automaticamente todas opções serão selecionadas. Finalize então clicando em “fazer alterações”

Atribuindo permissões ao usuário do banco de dados MySQL

Agora, seu banco de dados MySQL já está criado, assim como o usuário.

Vamos então para a etapa final da instalação manual do WordPress!

Realizar a Instalação do WordPress

Agora que todos os arquivos do WordPress já foram incluídos manualmente através do cPanel, assim como realizamos a criação do nosso banco de dados, finalmente vamos instalar o WordPress.

E essa etapa é bem rápida e simples!

No seu navegador, acesse o seu domínio. Assim que você acessar pela primeira vez o domínio após as etapas anteriores serem realizadas, você vai se deparar com o instalador do WordPress.

Inicialmente, escolha o idioma e pressione no botão Continuar.

Após a escolha do idioma o WordPress vai lhe passar algumas informações de requisitos. Se você seguiu o passo a passo até aqui corretamente, não precisará se preocupar, portanto prossiga para a próxima parte.

Como instalar o WordPress no cPanel manualmente

Nessa etapa, o WordPress vai pedir as informações do Banco de Dados que criamos anteriormente. Coloque todos os dados, assim como o usuário e senha criado. No servidor, geralmente você pode deixar como “localhost”, mas caso tenha alguma dúvida, consulte o suporte do seu servidor de hospedagem. Por fim, escolhe um prefixo para as tabelas que serão criadas, ou deixe no padrão. Posteriormente basta clicar em “enviar”.

Como instalar o WordPress no cPanel manualmente

Agora, o WordPress estará verificando todas as credenciais do Banco de Dados, se estiver tudo correto, basta clicar em “executar a instalação”.

Por fim, agora você deverá informar os dados para criar a sua conta de administrador do Site. Lembre-se de informar um e-mail real, pois você pode vir a utiliza-lo posteriormente.

Como instalar o WordPress no cPanel manualmente

Pronto! Agora nós finalmente concluímos a instalação do WordPress manualmente utilizando o cPanel!

Acesso ao painel Administrativo do nosso Site

Para acessarmos o nosso painel administrativo do nosso site em WordPress, você deve digitar o nome do seu dominio com o final /wp-admin.

Por exemplo, se o meu domínio é “meudominio.com.br”, então para que eu acesse o painel administrativo, eu devo digitar no navegador a url: “meudominio.com.br/wp-admin”.

Ao acessar essa url, aparecerá uma tela como na imagem a seguir.

Login do Painel Administrativo do Site

Portanto, só precisa colocar o usuário e senha, cadastrados durante a instalação, e teremos acesso ao painel administrativo do nosso site WordPress!

Painel Administrativo do Site

Conclusão

Agora que concluímos toda a instalação manualmente do nosso WordPress, é importante entender bem a ferramenta para poder administrar o seu site!

Aqui na HomeHost nós possuímos diversos artigos sobre o WordPress e outras ferramentas. Conheça diversos temas e também diversos plugins para utilizar no seu site WordPress.

Aqui no Blog da HomeHost você pode conferir diversos tutoriais, dicas e ferramentas para a criação de seus sites. Além disso, nós oferecemos servidores de Hospedagem de última geração para que você coloque seu site no ar agora mesmo! Não perca a oportunidade e confira nossos planos de Hospedagens!

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Homehost

Homehost

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!