Como resolver o erro pesquisa recusada no Registro.br

pesquisa recusada

Você quer configurar os DNS de seu registro de domínio .br mas de repente se depara com o erro Pesquisa recusada.

Esta mensagem significa, resumidamente, que os servidores DNS do provedor não estão configurados para receber este domínio. Em outras palavras, isto quer dizer que o domínio não está cadastrado no servidor de hospedagem.

O registro.br precisa se certificar que você está apontando os endereços de DNS para servidores que realmente respondem pelo seu domínio , evitando assim erros de configuração. Você pode utilizar uma pesquisa WHOIS para verificar a configuração dos servidores DNS do domínio.

Teste 1 – Domínio corretamente configurado no servidor DNS

Neste teste, vamos executar o comando nslookup (windows ou linux) para o domínio tidc.com.br , consultando o servidor DNS ns1.homehost.com.br:

>nslookup tidc.com.br ns1.homehost.com.br
Servidor: ns1.homehost.com.br
Address: 93.104.215.131
Nome = tidc.com.br
Address: 177.85.97.13

O texto “Address: 177.85.97.13” significa que o servidor DNS respondeu corretamente para o nosso domíno. Isto quer dizer que o servidor DNS informou que o domínio está hospedado neste IP.

Teste 2 – Domínio não configurado no servidor DNS (Pesquisa recusada)

Vamos agora testar uma consulta ao domínio tidc.com.br , para o DNS do Google. Nós sabemos que nosso domínio não está configurado neste DNS, pois ele não está hospedado no Google.

>nslookup homehost.com.br ns1.google.com
Servidor: ns1.google.com
Address: 216.239.32.10

*** ns1.google.com não é possível encontrar homehost.com.br: Query refused

O texto “Query refused” nos diz que o  servidor ns1.google.com se recusou a responder pelo domínio tidc.com.br . E é exatamente isto que gera o erro “pesquisa recusada”.

Resumindo, como podemos solucionar o erro “Pesquisa recusada” ?

Basta configurarmos o domínio que desejamos hospedar no servidor de hospedagem.

Caso o domínio já esteja configurado, você pode contactar o suporte técnico , pois isto representa um erro na configuração de DNS.

Se você já possui um site hospedado em um servidor de hospedagem compartilhada, então você precisa adicionar um domínio adicional através do cPanel.

Se você possui uma revenda de hospedagem, servidor cloud ou um servidor dedicado , você pode criar a conta de hospedagem no WHM (cPanel).

Existem também outras falhas de DNS frequentes. Recomendamos também a leitura deste outro artigo sobre problemas de DNS.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Hugo Cabral

Hugo Cabral

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!