O que é host?

Um host, em termos de redes de computadores, é o nome de dispositivo conectado, que utiliza serviços e recursos. Quando perguntamos o que é host, temos uma resposta abrangente: pode ser um servidor, um computador, um celular ou qualquer dispositivo conectado. Cada host possui um endereço IP exclusivo, que o identifica na rede.

Além disso, um host sempre representa um endereço IP associado a ele. Os hosts são responsáveis por processar solicitações, fornecer serviços e facilitar a comunicação entre dispositivos em uma rede.

O que é host no sentido de um servidor de hospedagem de sites

A palavra “Host” também é popularmente designada para identificar uma empresa ou provedor de hospedagem de sites. Os termos “Hosting” e “Web Hosting” são muito comuns na internet.

A palavra “Host” também é designada para servidores de aplicação na internet. Por exemplo, o Host de FTP significa “o servidor de FTP“. Ou então “o host” de um site, significa “o servidor de um site”.

Em suma, o que é host ? Significa algum servidor ou empresa que hospeda alguma coisa. Podendo ser a hospedagem de um site, de um banco de dados, de arquivos..

o que é Host ?O termo “Host” significa “hospedagem” em inglês. Em termos técnicos, a palavra host pode ser designada para diversos motivos. Para que você possa entender o que é host, explicaremos neste artigo os possíveis significados técnicos, na área de internet.

O que é host – no sentido de Hostname, ou seja, um endereço na internet

Host name – Que é um endereço textual na internet. Por sua vez, este endereço remete a um endereço IP. Todo endereço IP possui um nome de host (em inglês, “hostname”) associado.

Dessa forma, tanto um servidor de hospedagem de sites quanto um endereço IP de um cliente acessando a internet. Dentro de um nome de host, se identifica o provedor de acesso ou hospedagem.

Exemplo de hostname:

  • hserv31.homehost.com.br
  • mail.homehost.com.br
  • user3521.oi.net.br
  • node873-2.rj.netvirtua.com.br

A primeira parte do host irá mostrar dados sobre o servidor ou o usuário. Já a segunda parte (o nome de domínio), mostrará a qual empresa ele pertence. Você pode buscar um hostname de um endereço IP fazendo uma busca pelo endereço dele, usando o comando nslookup.

>nslookup 79.45.110.4

Nome:    host4-110-dynamic.45-79-r.retail.telecomitalia.it
Address:  79.45.110.4

Host no sentido de hospedagem de pessoas (hotel, pousada, aluguel de temporada…)

Este termo também é designado para proprietários de imóveis pelo Airbnb. Sempre que se recebe uma visita em casa, podemos traçar uma comparação. Por exemplo, o visitante é um “Guest” (convidado, em inglês) e o dono da casa, um “Host”. No entanto, no Brasil, quando se quer mencionar o que é host, não se usa muito este termo.

A diferença entre host e cliente

A diferença entre host e cliente está relacionada aos papéis que desempenham em um sistema de comunicação, como na Internet. Vamos explorar cada um deles:

Host:

  • Um host é um dispositivo ou computador que hospeda ou oferece serviços, recursos ou conteúdo em uma rede. Pode ser um servidor, um computador pessoal, um dispositivo de rede, entre outros.
  • Os hosts são responsáveis por fornecer serviços aos clientes. Por exemplo, um servidor de hospedagem, compartilhamento de arquivos, serviços de e-mail, execução de aplicativos, entre outros.
  • Eles são identificados por um endereço IP exclusivo e, muitas vezes, por um nome de host associado.
  • Os hosts geralmente têm um papel mais ativo na comunicação, pois fornecem e disponibilizam recursos para outros dispositivos na rede.

Cliente:

  • Um cliente é um dispositivo ou software que solicita e consome serviços ou recursos de um host em uma rede.
  • Os clientes são responsáveis por enviar solicitações aos hosts e receber as respostas correspondentes.
  • Eles podem ser navegadores da web, aplicativos de email, programas de transferência de arquivos, entre outros.
  • Os clientes são identificados por um endereço IP exclusivo e, muitas vezes, por um nome de usuário ou identificador específico.
  • Os clientes geralmente têm um papel mais passivo na comunicação, pois dependem dos hosts para fornecerem os serviços ou recursos solicitados.

Em resumo, um host é um dispositivo ou computador que oferece serviços ou recursos em uma rede. Já um cliente é um dispositivo ou software que solicita e consome esses serviços ou recursos. Os hosts têm um papel mais ativo, enquanto os clientes têm um papel mais passivo na comunicação.

O que é host? Uma explicação mais abrangente

Aqui estão algumas informações importantes sobre o conceito de host:

  • Papel do Host: desempenha um papel ativo na rede, fornecendo serviços ou recursos para outros dispositivos conectados a ele. Esses serviços podem incluir hospedagem de sites, armazenamento de arquivos, compartilhamento de impressoras, serviços de e-mail, execução de aplicativos, entre outros. O host é responsável por processar solicitações de outros dispositivos e fornecer as respostas apropriadas.
  • Endereço IP: Cada host em uma rede é identificado exclusivamente por um endereço IP (Internet Protocol). O endereço IP é um número único atribuído a cada dispositivo conectado a uma rede IP. Ele permite a comunicação e o roteamento de dados entre hosts em diferentes redes. Os endereços IP podem ser estáticos (permanecem o mesmo) ou dinâmicos (atribuídos pelo servidor DHCP).
  • Nome de Host: Além do endereço IP, ele também pode ter um nome de host associado a ele. O nome é um rótulo alfanumérico que facilita a identificação do dispositivo na rede. O nome de host é mapeado para o endereço IP correspondente por meio de um sistema de resolução de nomes. Este se chama DNS (Domain Name System).
  • Comunicação entre Hosts: Os hosts se comunicam entre si por meio de protocolos de rede. O TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) é o protocolo mais usado. Esses protocolos fornecem as regras e os procedimentos para o envio e o recebimento de dados entre os hosts. A comunicação pode ocorrer tanto dentro de uma rede local quanto entre redes remotas.
  • Hosts na Internet: Na Internet, pode se referir a qualquer dispositivo conectado à rede global de computadores. Cada site, servidor de e-mail, servidor de arquivos ou qualquer recurso acessível na Internet é hospedado em um host. Os hosts na Internet são identificados por meio de nomes de domínio, que são mapeados para seus respectivos endereços IP.

O que é Host com cPanel

Criado em 1996, o painel de controle cPanel permitiu uma grande evolução no mercado de Host e hospedagem de sites na internet. Ele possui ferramentas que facilitam a vida do cliente, e realizam funções de forma mais rápida.

Por exemplo, criar um endereço de email, ou gerenciar um banco de dados em seu site. Há alguns anos, todas estas eram tarefas complicadas, que demandavam tempo. Era necessário solicitar a um operador para que fizesse a criação destes ítens manualmente no servidor.

Contudo, com a evolução e surgimento do cPanel, tudo é feito pelo próprio cliente pelo navegador. Além disso, quando surge a questão sobre o que é host, o cPanel chega em destaque.

Uma URL pode ser considerada um host?

Não, uma URL (Uniform Resource Locator) e um hostname são conceitos diferentes. Embora um hostname possa estar presente em uma URL, eles não são equivalentes.

Uma URL é um endereço que especifica a localização de um recurso específico na web. Ela geralmente é composta por vários componentes. Por exemplo, uma URL inclui o protocolo utilizado (como HTTP ou HTTPS), o hostname, a porta (opcional), o caminho e possíveis parâmetros adicionais.

O hostname, por outro lado, é uma parte da URL que identifica o local onde o recurso está hospedado. Ele representa o nome do servidor ou do computador onde o recurso reside. Por exemplo, na URL “https://www.exemplo.com/pagina”, o hostname é “www.exemplo.com”.

Embora o hostname seja uma parte essencial de uma URL, esta por sua vez irá conter outros componentes. Portanto, embora um hostname seja uma parte integrante de uma URL, não é correto considerar uma URL como sinônimo de hostname.

Em resumo, o hostname está contido dentro de uma URL.

Conclusão

Há várias abordagens para o termo “Host”. Na maioria dos casos, quando se pergunta o que é host, se remete ao serviço de hospedagem de sites na internet.

Fora do Brasil, o termo é mais usado para hospedagem de pessoas. Por exemplo, em hotéis, pousadas ou Airbnb. No Brasil, o termo Host é mais usado para servidores de aplicação na internet.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!