Provedor de Hospedagem: Os principais serviços oferecidos

Provedor de Hospedagem: Os principais serviços oferecidos

Ao procurar por um Provedor de Hospedagem, é muito comum você se deparar com diversos tipos de serviços, e muitas vezes nem mesmo compreender o que são. Portanto, nesse artigo, temos como objetivo explicar para vocês o que é um Provedor de Hospedagem, assim como suas principais atividades e os serviços prestados mais oferecidos. Sendo assim, você encontrará nesse artigo os seguintes tópicos:

O que é um Provedor de Hospedagem

Um provedor de Hospedagem nada mais é que uma empresa que possui uma infra-estrutura própria ou alugada para abrigar servidores para disponibilizar o serviço de hospedagem de sites. Ou seja, são empresas que possuem ou alugam computadores otimizados para funcionar como servidor, recebendo e guardando arquivos, mantendo uma conexão com a internet sempre ativa. Dessa forma, permite que seu site esteja sempre no ar.

15% OFF

Um provedor de hospedagem sempre oferece serviços de hospedagem com alguns recursos, tanto na sua infraestrutura quanto também de configuração e ferramentas extras.

Conhecer o seu provedor de Hospedagem é essencial antes de contratar um plano de hospedagem, pois é a garantia que você terá de que seu site ou aplicação web estará no ar e em segurança.

O que é um Data Center

Talvez você já esteja imaginando o que é um Data Center. Como dito anteriormente, um provedor oferece o serviços de hospedagem a partir de servidores. Esses servidores são computadores físicos, otimizados para a função de hospedagem. Portanto, para poder manter um ou mais servidores, é necessário conter um espaço físico com uma infraestrutura adequada para isso. Sendo assim, um Data Center é um espaço Físico projetado para concentrar diversos servidores, equipamentos de processamentos de dados, sistemas de redes, roteadores e outros equipamentos que garantem a funcionalidade de um Provedor.

Geralmente, um Data center costuma utilizar armários metálicos (racks) para poder armazenar esses equipamentos de uma forma organizada e protegida. Além disso, costumam possuir proteção contra incêndio e sistema de resfriamento dos racks, mantendo-os sempre na temperatura adequada. Costumam ficar localizados em espaços com uma área grande, como galpões, e contém um altíssimo nível de segurança tanto interna quanto externa.

Exemplo de um Data Center contendo diversos Racks

Ainda não tem um www

Um provedor de hospedagem pode possuir seu próprio Data Center, ou ainda terceirar o serviço. O ideal é que ele possua seu próprio Data Center, de modo a manter a autonomia, privacidade e segurança de seus serviços.

Portanto, um Data Center adequado é uma dos principais fatores que garantem a qualidade de um provedor de Hospedagem.

A HomeHost é um provedor de hospedagem que possui Data Center próprio, ou seja, temos o controle total de nossos servidores, garantindo a qualidade, segurança e privacidade de nossos clientes.

Serviços oferecidos por  um Provedor de Hospedagem

Primeiramente, um Provedor de Hospedagem oferece justamente serviços de Hospedagem. Cada provedor contém planos diversificados e que ofereçam diversos tipos de hospedagem que se adéque melhor ao perfil do cliente. Além disso, o provedor é responsável por garantir a segurança e estabilidade dos seus servidores, e, consequentemente, dos seus serviços de hospedagem.

Também é comum nos depararmos com diversas funcionalidades que um Provedor ofereça. Portanto, vamos conhecer nos próximos tópicos alguns dos principais serviços que os provedores oferecem.

Hospedagem compartilhada

Podemos dizer que o serviço de hospedagem compartilhada é, de longe, o mais comum e mais ofertado pela maioria dos Provedores de Hospedagem. Portanto, vamos entender o que ele significa.

Uma hospedagem compartilhada, na verdade, representa um Servidor físico de grande porte que é separado em diversas partições. Sendo assim, ao contratar um plano de hospedagem compartilhada, você estará compartilhando do mesmo servidor que outros usuários. Cada cliente contrata um plano de hospedagem compartilhada e detêm um pedaço deste mesmo servidor. Ou seja, os sites dividem os recursos de CPU e memória. Porém, cada cliente possui seu próprio painel de controle, e tem seus dados protegidos e isolados dos demais clientes.

As vantagens de ter uma hospedagem de site compartilhada são diversas:

  • Costumam ter os preços mais acessíveis do mercado;
  • O servidor já vem pré-configurado;
  • Costumam possuir um Painel de controle simples e intuitivo, onde não é necessário muito conhecimento técnico;
  • Tanto a manutenção quanto a administração dos servidores são feitas pelo provedor de hospedagem;
  • Este tipo de servidor possui uma segurança bastante alta e robusta, contra invasões e ataques na internet.

Essa é o tipo de hospedagem mais utilizada e também mais recomendada principalmente para iniciantes. Atende perfeitamente aos usuários que pretendem criar um site, criar um blog, ou até mesmo pequenos portais. Bastante recomendada para pequenos negócios virtuais que ainda não possuem a necessidade de recursos avançados e mantém uma quantidade baixa ou média de tráfego.

Outros tipos de Hospedagem

Além do serviço de Hospedagem compartilhada, existem diferentes tipos de hospedagem de site, justamente para atender desde usuários com necessidades mais simples até usuários com necessidades complexas. Geralmente, provedores de hospedagem maiores costumam oferecer outros tipos de hospedagem, que não apenas a hospedagem compartilhada.

Portanto, é comum encontrar diversos tipos de hospedagem, dentre eles, os mais utilizados e conhecidos são:

  • VPS (Virtual Private Server ou Servidor Virtual Privado);
  • Servidor de Hospedagem Dedicado;
  • Hospedagem Cloud (hospedagem na nuvem)

Você pode estar aprendendo mais sobre cada tipo no nosso artigo sobre o que é hospedagem.

Serviços de e-mail como IMAP, SMTP e POP3

E-mail é a abreviação de ‘correio eletrônico’. Ou seja, é a forma de envio de mensagem através da internet. Para isso é necessário possuir endereço de e-mail (que será exclusivo ao usuário). Algumas pessoas usam aplicativos baseados na Internet e alguns usam programas em seus computadores para acessar e armazenar e-mails.

Portanto, um Provedor de Hospedagem também fornece uma infraestrutura completa de e-mail e webmail, podendo ser utilizado tanto por Android, iPhone ou outras plataformas. Também é comum que ofereça serviços como anti-spam, configuração de filtragem de e-mail, agenda colaborativa, entre muitos outros. O melhor de tudo é que você garante uma ou mais contas de e-mail utilizando o seu domínio personalizado!

Geralmente os Provedores fornecem acesso com suporte aos protocolos IMAP, SMTP e POP3.

Certificados SSL

O Certificado SSL ou Secure Socket Layer é uma tecnologia que traz uma maior segurança tanto para o visitante quanto para o servidor que hospeda o site. Tem como objetivo impedir a captura de informações confidenciais dos usuários, como dados de acesso, senhas, números de cartões de crédito, etc. É uma tecnologia baseado em criptografia e hoje é cada vez mais adotada, principalmente por sites, blogs e aplicações que lidem com dados importantes e confidenciais, como informações de cadastro de usuários.

Um Provedor de Hospedagem deve oferecer suporte a instalação de certificados SSL, assim como toda a infraestrutura de HTTPS para seu site.

Para identificar se um site possui o certificado SSL, basta verificar se ele está fazendo as requisições através do protocolo HTTPS, ao invés do HTTP padrão. Ou seja, se na URL do site, você encontra o “https://” à esquerda do seu domínio, como exemplo: https://www.meudominio.com.br.

Além de todas as vantagens de segurança ao possuir um certificado de segurança SSL, ainda é importante saber que os mecanismos de busca (como o Google) levam em consideração isso dentre seus critérios de otimização de busca, portanto, um certificado SSL faz parte do SEO do seu site ou aplicação web. Não possuir um certificado SSL pode fazer seu site ficar bem atrás nos mecanismos de busca, então é muito importante estar atento a isso.

A Homehost fornece certificados SSL gratuitamente para nossos clientes a partir do nosso plano de hospedagem Básico, garantindo maior segurança tanto para você quanto para seus visitantes e clientes!

Criação de sites

Muitos Provedores oferecem também a criação de sites, assim como ferramentas como Criadores de Sites. Isso é ótimo para um usuário iniciante, assim como também para aqueles que não pretendem montar um site profissional. Porém, é claro que a criação de um site através dessas ferramentas possuem recursos limitados, e muitas vezes podem trazer certos problemas de otimização. Portanto, se sua intenção for criar um site, blog ou loja virtual para uso profissional o mais adequado é estar contratando um Desenvolvedor Web, ou Web Designer, ou seja, um profissional experiente para a criação do seu site.

Com um site feito por um profissional, com certeza você terá um site completamente otimizado, além de possuir um layout adequado e ferramentas adequadas. Outra grande vantagem é que um profissional consegue otimizar todo seu site para as funções que você necessita, podendo assim, implementar ferramentas mais avançadas.

Claro que com um criador de sites do seu Provedor, você pode ter bons resultados e sem gastar com a contratação de um profissional. Essa é a principal vantagem do mesmo.

Porém, para um negócio, é muito importante que o site seja bem produzido e otimizado, portanto vale a pena estar investindo na criação do seu site, blog ou loja virtual.

Quanto Custa contratar um Profissional ou Agência para desenvolver meu site?

Os valores encontrados no mercado brasileiro para o desenvolvimento de sites são bastante variados, dependem das funções e tecnologias que o site necessitará, quantidade de páginas, animações, recursos e etc que você desejar. Mas para ter uma base, um site ou blog simples pode ter seu preço por volta de R$700,00, já uma loja virtual simples costuma ter um valor por volta de R$1500,00. Porém, sites mais complexos e mais otimizados, com a utilização de muitos recursos podem ter um preço bem acima desses. Mas cabe a você ver até onde quer e pode investir. Uma coisa é certa, o investimento bem feito na sua presença online, com certeza trará retorno, seja a curto, médio ou longo prazo.

Loja virtual

Nos dias atuais, o comércio eletrônico é um dos que mais cresce no mundo. Portanto, é muito importante verificar se seu Provedor de Hospedagem oferece recursos adequados para possuir um loja virtual. Isso acontece porque as plataformas de loja virtuais costumam demandar de recursos mais avançados, principalmente se tratando de processamento, espaço em disco e banco de dados mais robustos.

Dentre as formas de construção de sites de lojas virtuais, existem diversas técnicas utilizadas assim como também alguns construtores que já trazem recursos prontos, como, por exemplo, o Magento e o WooCommerce. São aplicações gratuitas, de uso livre e open source (código aberto). Possuem módulos de cálculo de frete, cobrança por cartão de crédito, Pagseguro, PayPal, etc. Além de vários outros recursos. Vamos conhecer um pouco sobre elas:

Magento

O Magento é um CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) que permite que qualquer usuário crie, desenvolva e lance a sua própria loja online. Portanto, o Magento é um plataforma de e-commerce (comércio eletrônico). Desenvolvida na linguagem de programação PHP e com banco de dados em MySQL. A plataforma é muito conhecida e uma das mais utilizadas dentre as lojas virtuais no mundo inteiro. É uma plataforma distribuída livremente no site da empresa, e possui uma comunidade muito grande ao redor do mundo.

O Magento é uma plataforma open source, ou seja, possui seu código aberto, de forma que um desenvolvedor possa explorar, alterar funções ou ainda desenvolver novas funções para o sistema. Portanto, com conhecimentos sólidos de programação, é possível estar customizando a plataforma da forma que você melhor preferir.

Painel de Controle do Magento
Painel de Controle do Magento

WooCommerce

Diferentemente do Magento, o WooCommerce é um plugin disponibilizado para a plataforma WordPress. Também é open source, o seja, de código aberto, e gratuito. Através deste plugin é possível criar sua loja virtual em WordPress de forma fácil e intuitiva.

A integração com o WordPress é excelente, e dessa forma, você consegue criar sua loja virtual e também um blog no mesmo ambiente, além de poder instalar outros plugins de interação, segurança e desempenho com facilidade.

Também está entre as ferramentas mais utilizadas para a construção de lojas virtuais no mundo e possui uma comunidade gigantesca. Além disso, possuí uma série de temas já distribuídos, personalizados e otimizados para a criação de lojas virtuais, facilitando muito a criação da sua loja virtual.

Por possuir código aberto, assim com o próprio WordPress, desenvolvedores podem estar alterando e modificando o código, personalizando da forma que preferirem e necessitarem.

Cuidados ao escolher um provedor de hospedagem

Agora que já conhecemos alguns dos principais recursos de um provedor de hospedagem, assim como recursos extras, vamos a algumas dicas que você deve ter ao escolher um Provedor de Hospedagem:

  • Tempo de mercado – geralmente empresas com mais tempo de mercado possuem maiores recursos, segurança e estabilidade, além de experiência.
  • Suporte – sempre verifique se a empresa oferece um bom suporte, com conhecimento técnico adequado, além de velocidade nas respostas, o que lhe garante maior segurança em casos de emergência.
  • Equipe técnica e com analistas qualificados e especializados – Busque saber a respeito da equipe que trabalha na empresa, se são qualificados e possuem experiência, garantindo a qualidade no serviço.
  • Data Center – Empresas que possuem seu próprio Data Center costumam oferecer melhor qualidade, segurança e estabilidade aos seus clientes do que as que terceirizam esse serviço.
  • Localização da empresa – apesar de grandes Provedores internacionais serem muito reconhecidos, o ideal é que busque por Provedores que estejam localizados no território nacional, pois dessa forma, a velocidade na transferência de dados é muito superior.
  • Busque informações de outros clientes do provedor – Se conhece alguém que utiliza o provedor, busque informações, se está satisfeito com os serviços, entre outros. Também é valido pesquisar na internet, porém lembre-se que é comum encontrar pessoas mal-intencionadas difamando ou promovendo diversas empresas, saiba filtrar os comentários sérios e relevantes.

As vantagens de escolher a HomeHost como seu Provedor de Hospedagem

A HomeHost é um provedor de hospedagem que já conta com 15 anos de mercado. Somos uma empresa Brasileira, com o suporte técnico totalmente nativo e em Português. A HomeHost tem datacenter próprio, ou seja, tem o controle total de seus servidores. A HomeHost conhece a hospedagem cPanel como ninguém.

HomeHost: o melhor Provedor De Hospedagem do Brasil!

Veja quantas coisas temos a oferecer:

  • 15 anos de mercado;
  • Data Centers próprios contendo equipamentos de última geração;
  • Na HomeHost não colocamos limites de velocidade. Para isso, todo o nosso serviço é pensado para que você tenha sempre a maior performance em seu site, sem preocupações. Possuímos Data Centers próprios com diversos links ultrapassando 20 Gigabits;
  • Suporte Técnico premiado, tanto por e-mail, telefone ou chat;
  • Nossa equipe conta com técnicos qualificados e com muitos anos de experiência no gerenciamento de redes e servidores de hospedagem;
  • Somos uma empresa Brasileira, com o suporte técnico totalmente nativo e em Português;
  • Confiança! Mais de 60 mil clientes satisfeitos;
  • Todos nossos planos já são otimizados para WordPress, possuem trafego mensal ilimitado e ainda construtor fácil de sites e migração gratuita;
  • Fornecemos Certificado SSL Gratuito a partir do nosso Plano Básico;
  • Veja mais em nossa página sobre nossa InfraEstrutura

E além de tudo isso, na HomeHost você encontra diversos planos de hospedagem para você escolher a que melhor atende a suas necessidades, e aproveite, pois, a partir do plano básico anual ou bianual você recebe a primeira anuidade do seu registro domínio totalmente grátis! E caso, ainda assim, queira contratar o plano mensal, você ainda pode registrar seu domínio com a primeira anuidade por apenas R$1,99!

Planos de hospedagem da homehost

Para ser a melhor hospedagem de site, a HomeHost une um preço justo a um atendimento qualificado! Portanto, não há dúvidas que oferecemos um serviço de altíssima qualidade!

Publicado por

Rafael Marques

Desenvolvedor Web especialista em Front End apaixonado por tecnologia! www.instagram.com/rafaelmarquesdev/ linkedin.com/in/rafamarquesrmb/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat