O que é SEO?

Quanto mais tráfego em seu site, mais vendas você terá. Consequentemente, o SEO está diretamente relacionado com o seu faturamento e sucesso de seu negócio.  Neste artigo, explicaremos em detalhes o que é SEO, bem como os diversos fatores que compõe o posicionamento de um site no Google. Estar na primeira página do Google nas primeiras posições, é perfeitamente possível.

Ter um bom servidor de hospedagem de sites, com uma boa performance, é fundamental para ter um bom posicionamento no Google.

Se você ainda não conhece ou sabe o que é SEO, esse artigo é exatamente o que você precisa ler. Essas três letrinhas que vêm sendo amplamente falada pelo mundo, principalmente no meio digital. E com o crescimento da internet, cada vez mais escutaremos sobre.

Você pode até não dominar o assunto, nem mesmo ser um especialista, porém, é fundamental entender o que SEO representa e como funciona. Portanto, nosso objetivo com esse artigo é entregar um material onde você será capaz de entender a “magia” por trás dessas 3 letrinhas que fazem uma grande diferença no mundo digital!

Sendo assim, veremos então os seguintes tópicos:

O que é SEO?

As letras SEO são a abreviação de Search Engine Optimization, ou seja, otimização para os mecanismos de busca. É exatamente isso que é o SEO, uma otimização da sua página focando em obter os melhores resultados dentro dos mecanismos de busca, como o Google. São através de ferramentas e técnicas de SEO que você consegue ter uma boa presença digital.

Quanto mais tráfego seu site receber, mais vendas você terá.

Para entender um pouco melhor, é só compararmos o meio digital com alguns aspectos publicitários. Para poder estar gerando reconhecimento, grandes marcas investiam pesado para colocar seu nome dentro de propagandas de canais televisivos, banners pelas grandes cidades, propaganda em jornais e revistas, entre muito mais. Hoje em dia, utilizamos de recursos de marketing digital, dentre eles, técnica de SEO, para poder ganhar cada vez mais visibilidade. Isso acontece, pois, quanto mais próximo dos primeiros resultados em um mecanismo de busca, maior sua presença online, portanto, a tendência é que maior seja o seu tráfego (número de visitantes). É só observar como você mesmo age enquanto busca algo nesses mecanismos. Provavelmente você sempre escolherá pelo menos uma das páginas da primeira página de resultados. Muitas vezes, nem sequer chegamos a ir até a segunda página de resultados.

Portanto, fica claro o quanto técnicas de Otimização para os Mecanismos de Busca são extremamente importantes nos dias atuais, principalmente no mundo de negócios.

Como funcionam os Mecanismos de Buscas?

Antes de prosseguirmos, é importante saber que um mecanismo de busca é como um índice na internet. Através dele você pesquisará por assuntos e obterá diversos resultados, cabendo a você escolher qual deseja acessar. Com o avançar dos anos, cada vez mais, esses mecanismos têm se aprimorado para um único propósito: informação de qualidade. Ou seja, a razão do sucesso de mecanismos como o Google ou o Bing, é entregar aquilo que você quer saber, logo nos primeiros resultados.

Um mecanismo de busca deve ser pensado sempre como uma ferramenta que responde as suas perguntas. No exemplo a seguir, perguntamos ao Google “Como fazer bolo de chocolate”. Como resposta, por exemplo, ele irá encontrar sites com receitas de bolo e nos apresentar.

Imagine se houvesse em uma busca milhares de resultados organizados aleatoriamente. Muito provavelmente demoraríamos até encontrar uma página com conteúdo de qualidade e sobre o que queremos. Portanto, garantir um ordenamento, ou ranqueamento, das páginas da internet disponíveis e oferecer ao usuário as que mais se encaixam com aquilo que ele procura, faz com que os mecanismos de busca sejam tão utilizados e importantes.

Organização dos resultados de busca

O Google sempre irá usar sua inteligência artificial para lhe apresentar os melhores resultados para a pesquisa. Todo esse ordenamento é feito através de algorítimos que analisam tudo que está contido em uma página, armazenando as informações no seu centro de dados. Com isso, o algorítimo identifica diversas características, que podem torna-las melhor ranqueadas ou não.

Quanto mais informação de qualidade estiver presente na sua página, maior será seu ranqueamento. E claro, que isso também envolve características não só dos textos, mas de organização de códigos, hierarquia de títulos, textos alternativos para imagens, semântica HTML, dentre outros. Portanto, tudo que você faz numa página da internet, contará na hora de ser ranqueada pelo Google.

Através de técnicas de SEO, podemos adequar nossas páginas para obter relevância, abrangência, utilidade e organização do conteúdo. Dessa forma, fazemos com que o Google ou outros mecanismos de busca identifiquem que o seu conteúdo é o que o usuário está procurando.

Como o SEO impacta no ranqueamento de um site?

Conforme o tópico anterior, os mecanismos de buscas estão cada vez mais se aperfeiçoando. Há um tempo, mesmo um site sem conteúdo relevante, poderia estar em primeiro nas pesquisas apenas utilizando técnicas para forçar os mecanismos de busca. Porém, hoje em dia, os algorítimos estão cada vez mais aperfeiçoados e buscando entregar de fato o que há de melhor. Portanto, há confiabilidade e respaldo ao utilizar ferramentas como Google, Bing e outros buscadores.

Atualmente, existem diversos fatores que influenciam diretamente no ranqueamento de uma página. Entender como funcionam ou o que são essas técnicas podem auxiliar muito o seu negócio online, além de ser fundamental para ganhar autoridade na internet. O SEO hoje é uma dos principais recursos do marketing Digital.

De início é importante entender que o SEO hoje está relacionado ao todo da sua página, portanto, desde seu conteúdo, até mesmo o seu layout e sua codificação interferem diretamente no ranqueamento. E não só isso, toda a relação da sua página com outras páginas, assim como redes sociais, também podem interferir neste ranqueamento. Ou seja, podemos aplicar técnicas de SEO On-Page ou de SEO off-Page.

Compilamos uma lista com os fatores que mais influenciam no ranking de seu site, ordenados do mais importante para o menos importante:

  1. Presença das palavras-chave relevantes na página;
  2. Autoridade do seu Domínio;
  3. Links apontando para a sua página (Backlinks);
  4. Adaptação para dispositivos mobile;
  5. Velocidade do servidor de hospedagem de seu site;
  6. Tráfego orgânico;
  7. Baixa taxa de abandono (bounce rate);
  8. Links em sua página apontando para outros sites externos relevantes;
  9. Tamanho do seu conteúdo;
  10. Imagens relacionadas a palavra-chave;
  11. Menções e compartilhamentos em redes sociais;

Ter uma estratégia de SEO adequada, sabendo o que explorar, com certeza lhe trará bons resultados. Portanto, é importante conhecer as principais técnicas de otimização.

Técnicas Básicas de SEO

Agora que você já sabe o que é SEO e como ele funciona, pode estar interessado em aplicar as técnicas em seu site. Geralmente, os próprios buscadores costumam ter dentro de suas documentações informações sobre isso. O Google disponibiliza um guia para iniciantes dentro de suas diretrizes gerais, que pode ser muito útil para iniciantes.

Podemos considerar dois grupos de Técnicas de SEO: On-Page e Off-Page. Vamos entender esses grupos e conhecer algumas técnicas básicas de SEO.

Otimização On-Page

Quando se trata de SEO, existem algumas partes de uma página que possuem maior relevância para os mecanismos de buscas. Portanto, essas partes podem ser otimizadas para esses mecanismos. Dessa forma, realizamos o SEO On-Page, ou seja, o SEO dentro da página.

Esse tipo de otimização é realizada tanto na parte técnica da página, como em partes de conteúdo e mídia. Ou seja, tudo aquilo que esta dentro do site ou página. Eles são fundamentais para que os mecanismos de buscas percebam que seu conteúdo está relacionado ao que o usuário procura.

Veja a seguir alguns fatores On page:

Conteúdo

Se tratando de SEO, o conteúdo é a parte mais importante de um site. Por mais que todas as outra técnicas sejam importantes, jamais devemos colocá-las acima de um bom conteúdo. Isso acontece, pois, cada vez mais os algorítimos dos buscadores vem sendo otimizado para encontrar conteúdo de qualidade. Portanto, uma boa estratégia de SEO tem que andar junto a um conteúdo excelente, caso contrário, não funcionará.

Algumas dicas para manter um bom SEO de conteúdo:

  • Tenha sempre em mente uma palavra-chave e busque usa-la em pelo menos 1% a 2,5% do texto, não mais que isso;
  • Palavras relacionadas são consideradas, então tente buscar termos dentro da área para manter uma boa semântica no conteúdo;
  • Tenha um conteúdo Escaneável, ou seja, que seja de fácil leitura e adequado a internet;
  • Evite parágrafos longos;
  • Faça uso adequado das Heading Tags (são as tags HTML H1, H2, H3..);
  • Utilize bullet points, negrito, itálico;
  • Insira pelo menos uma imagem com texto alternativo;
  • Insira pelo menos um link interno e um link externo relacionado a seu conteúdo;
  • Para publicações, tenha pelo menos 300 palavras em seu conteúdo.

Enfim, com essas dicas, seu conteúdo com certeza estará bem otimizado! Caso você utilize o WordPress, uma boa opção é utilizar o plugin Yoast para lhe auxiliar. Veja abaixo um vídeo de como utilizar o plugin:

Título e Descrição

Tanto o título de uma página, quanto sua descrição são importantíssimos para os mecanismos de buscas. Observe abaixo um resultado para a busca “html meta tags” no Google:

Exemplo de resultado para HTML Meta Tags

O Título de cada página não necessariamente é igual ao da página principal. Geralmente encontramos como no título acima, um título para a página em conjunto ao título principal. Observe que o título deve ser ocupado pela palavra-chave e descrever bem do que se trata. Quanto mais preciso melhor. Além disso, observe que a ordem das palavras é importante: as primeira são mais relevantes que as últimas. Portanto, tente sempre colocar sua palavra-chave à esquerda. Outra dica é manter um número de aproximadamente 65 Carácteres para o título. Não ultrapasse 75 carácteres e nem deixe inferior a 55 carácteres.

Já quanto a descrição, também segue a mesma linha de pensamento do título. Porém, aqui você deve aproveitar que o espaço é maior e tentar explorar a curiosidade do usuário. Tente utilizar técnicas de “Call-to-Action”, para chamar a atenção do usuário e convida-lo a entrar na sua página.

URLs Amigáveis

A utilização de URLs amigáveis é um técnica ótima para o ranqueamento de uma página nos mecanismo de busca. Os buscadores identificam o uso das palavras-chave também dentro da URL da sua página. Portanto, quanto mais amigável ela for, melhor. Evite utilizar qualquer palavra além da sua palavra-chave na URL.

As melhores práticas de SEO para uma URL amigável são:

  • incluir a palavra-chave;
  • ser curta e facilmente interpretável;
  • conter hifens para separar as palavras;
  • ser relacionada ao título do artigo.

Evite URLs enormes, contendo números, contendo caracteres indevidos ou que não fazem nenhum sentido para o leitor. Também tenha cuidado e evite abusar de subdomínios.

Palavras Chaves

A escolha de palavras chaves é a base de uma estratégia de SEO. Portanto, identificar quais são as pesquisas mais comuns do seu nicho e assim, obter palavras chaves, é uma das etapas essenciais para conseguir obter sucesso durante a produção do conteúdo.

É por meio das palavras Chaves usadas pelos usuários, que os mecanismos de buscas identificam e apresentam resultados relevantes.

Heading Tags

As heading Tags, ou tags de título, são fundamentais para identificar a prioridade do conteúdo da página. Em HTML, temos até seis tipos de heading tags, sendo <h1> a mais importante, e <h2> a <h6> utilizadas como subtítulos.

Dessa forma, os buscadores conseguem identificar a hierarquia do seu conteúdo.

Isso faz com que os buscadores identifiquem mais facilmente os principais temas abordados na página, além de otimizar a leitura dos texto.

A seguir, algumas dicas para o SEO em Heading tags:

  • Tente utilizar H1, H2 e H3 no seu conteúdo;
  • sempre inclua a palavra-chave no H1 e se possível em um H2;
  • tenha apenas um H1 por página;
  • H4 para frente são estéticos, portanto não fazem diferença para os buscadores entre usar um H4, H5 ou H6.

Otimização de Imagens

Os mecanismos de busca não enxergam a imagem da mesma forma que o usuário. Ele interpreta a imagem através de elementos textuais. Portanto, é necessário prestar atenção a alguns elementos ao utilizar uma imagem na sua página.

Tente manter o nome do arquivo com a palavra-chave, separada por hifens, sem utilizar espaços.

Sempre utilize o atributo alt, ou seja, o texto alternativo, em suas imagens. Ele é um dos fatores mais importantes para o SEO de imagens. Servem para:

  • Leitores de tela: utilizados principalmente por deficientes visuais, o leitor lê e recita o texto alternativo para o usuário.
  • Descrição em imagens quebradas: se o link da imagem estiver quebrado, aparecerá um texto alternativo no lugar.
  • Descrição da imagem para os buscadores

Tente manter uma mescla no texto alternativo entre a descrição literal da imagem e sua palavra-chave.

Por fim, tenha atenção ao tamanho da imagem. Imagens muito pesadas podem sobrecarregar desnecessariamente sua página. Portanto, busque sempre utilizar a resolução adequada e minimizar suas imagens.

Design Responsivo para mobile

Hoje em dia, questões relacionadas a acessibilidade e a experiência do usuário são consideradas para uma boa estratégia de SEO. Portanto, um design responsivo não poderia ficar de fora. A quantidade de tráfego através de Smartphones e tablets tem aumentado muito a cada dia, então ter um site que esteja preparado para esses equipamento é essencial.

Um site responsivo significa que ele se adapta a qualquer tamanho de tela. E seu layout se aperfeiçoa para trazer uma melhor experiência. Ou seja, é como se tivéssemos dois ou mais Layouts, um para cada tamanho de tela. Hoje em dia, já é comum a prática de criação de sites mobile-first, ou seja, criação de layouts pensando inicialmente em dispositivos moveis.

O Google possui uma ferramenta de testes mobile. Essa ferramenta lhe indicará se o site está adaptado ou não para o mobile. Caso negativo, irá sugerir as alterações necessárias.

Tempo de Carregamento

O tempo de carregamento de uma página na internet é um fator que afeta diretamente seu ranqueamento nos mecanismos de busca. Portanto, quanto mais rápida for sua página, melhor. Para isso, recomendamos utilizar imagens comprimidas e otimizadas para web, utilizar códigos comprimidos,  entre outros fatores, como aproveitamento de cookies e cache, etc.

Ter um bom plano de hospedagem de sites influencia diretamente nesse fator. Servidores lentos e antigos irão impactar negativamente os seus rankings.

O site GTMetrix possui uma ótima ferramenta para medir a velocidade de um site. Ele irá analisar todos os fatores de performance, e lhe fornecerá um guia em detalhes para aplicar correções.

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Tempo de Permanência

O tempo de permanência é mais importante que a quantidade de cliques que seu site receba. Mais vale ter um usuário que fique 1 minuto em sua página que 10 que fechem a página em menos de 10 segundos. Portanto, é importante ter um layout agradável, uma boa experiência de usuário e um conteúdo excelente.

Dessa forma você atrai a atenção do visitante e garante que ele permaneça por mais tempo navegando em sua página ou site.

O tempo de permanência em um site está diretamente relacionado a taxa de rejeição (ou bounce rate). Quanto mais o usuário navegar em seu site, menor será a taxa de rejeição. Em contrapartida, se muitos usuários abrirem seu site e saírem imediatamente, esta taxa aumentará.

O Google neste artigo explica mais sobre a taxa de rejeição de um site.

Links Internos e Externos

A internet como conhecemos hoje só é o que é devido à possibilidade de links entre diversos documentos. Portanto, estar utilizando links dentro de seu site e sua página, é uma forma de garantir que ela está relacionada a mais conteúdo. Dessa forma, é importante manter sempre um Link para algum conteúdo interno. Também é interessante que possua pelo menos um link para um conteúdo externo, ou seja, fora do seu domínio. Porém, observe que é importante que o conteúdo desses links estejam relacionados ao seu conteúdo, caso contrário, de nada adiantará.

Semântica HTML

A partir da versão 5 do HTML, as tags passaram a ter valor semântico. Portanto, entender como funciona o HTML5, assim como as principais tags do HTML é essencial para deixar o código semanticamente adequado. Dessa forma, os mecanismos de busca, assim como o navegador, conseguem identificar do que se trata cada parte do código.

Certificado SSL

Tanto para o Google, quanto para os demais principais buscadores, segurança é uma das prioridades. Portanto, o protocolo HTTPS é um fator de ranqueamento para os sites.

Com esse protocolo, os dados enviados são autenticados, criptografados e não podem ser modificados durante a transferência, garantindo segurança ao usuário e ao servidor.

Para poder utilizar do protocolo HTTPS, é necessário obter um certificado SSL. Existem diversos modelos de certificados SSL.

A Homehost oferece certificados SSL grátis para seu site em seus planos de hospedagem. Isso é uma grande vantagem para o SEO, sem precisar de grandes investimentos.

Otimização Off-Page

O SEO Off-page representa todas as atividades realizadas fora do domínio do site, mas que impactam diretamente no seu posicionamento. Ou seja, são os fatores externos ao seu site.

Esses fatores são bem valorizados, pois através deles, podemos identificar a autoridade do seu conteúdo ou site. É como se, quanto melhor for seu conteúdo, mais pessoas falarão sobre você, gerando então autoridade naquele assunto, logo mais relevante é seu conteúdo para os mecanismo de busca.

Dentre os fatores de SEO Off-Page, podemos destacar:

Link Building

O link building é a técnica mais relevante do SEO Off-page. Através dele, garante-se a autoridade tanto do seu domínio, quanto da sua página. Portanto, faz com que seu site se destaque e seja uma referência para os mecanismos de busca.

Basicamente, o link Building funciona como indicações. Todo site que linka para uma página sua, indica que seu conteúdo é relevante. Portanto, quanto mais indicações você tiver, melhor é seu conteúdo e maior sua relevância. Esses links gerados são o que chamamos de Backlinks.

Porém, não é tão simples assim. Os mecanismos de busca também consideram a autoridades dos backlinks gerados. Ou seja, mais vale receber um backlink de uma página que já tem autoridade e relevância do que de outra que não possuí nenhum destaque. Portanto, quanto maior for a relevância do link que apontou para o seu site, maior será a sua relevância.

É importante também receber backlinks que tenham autoridade no mesmo tema que você está abordando. Caso você receba backlinks de temas que não têm nada a ver com os seus, a relevância desses links não será tão grande.

Autoridade

Para se garantir autoridade de um domínio na internet, o link Building é uma das principais estratégias. Porém, além disso, existem outros fatores que interferem na sua autoridade e que são considerados pelos mecanismos de busca.

Um desses fatores é a autoridade de um domínio. Geralmente domínios mais antigos possuem maior autoridade que os mais recentes. Assim como a autoridade também está relacionada com a quantidade de conteúdos que um domínio possui.

Domínios com mais autoridade são mais fáceis de terem um bom ranking, se comparados a domínios novos e recém-registrados.

Outra coisa importante é a presença de Marca. Ela não influencia na sua autoridade de domínio. Porém, a presença de Marca influencia diretamente na confiança dos buscadores na sua marca. Quanto mais confiável sua marca for, dificilmente será penalizada e maior sua presença.

Alguns fatores que podem influenciar na sua autoridade presença de marca:

  • Idade do domínio;
  • Número de Backlinks apontando para seu site;
  • Baixo histórico de falhas ou quedas de serviço em sua hospedagem;
  • Um bom histórico de conteúdo em seu site;
  • Um baixo índice de abandono (bounce rate);
  • Menções ao nome da marca sem link em sites e portais;
  • Presença consolidada no YouTube;
  • Avaliação positiva de usuários no Google;
  • Uma base sólida e engajada de fãs nas redes sociais;

Portanto, ter um domínio registrado com uma boa empresa de hospedagem de sites é essencial para uma estratégia de SEO de sucesso.

A Homehost oferece a primeira anuidade grátis do registro de domínio para pagamento anual do plano de hospedagem de seu site.

Sinais Sociais.

Os sinais sociais também interferem diretamente na sua Autoridade, em especial na presença de marca e também em geração de Backlinks. São o número de menções e compartilhamentos da sua marca nas redes sociais.

Portanto, se sua marca está engajada nas mídias sociais, consequentemente ela possuirá maior presença online e autoridade. Dessa forma, já estará bem ranqueada nos mecanismos de buscas.

Além disso, as mídias sociais influenciam muito nos resultados de buscas orgânica.

Portanto, não deixe de utilizar estratégias de marketing digital e SEO através das redes sociais aliadas a sua página.

Conclusão

Com todo conteúdo deste artigo você já esta bem preparado para compreender uma estratégia de SEO. Claro que para fazer algo maior, é necessário se aprofundar mais no assunto. Além disso, é importante estar atento aos mecanismos de buscas e entender o que importa para seus algorítimos. Portanto, a tendência é que as estratégias de SEO se modifiquem ao longo do tempo.

Contudo, é claro que esse artigo é apenas uma base para que você possa entender o básico e caminhar com as próprias pernas. O mundo do SEO vai muito além, e existem muitas ferramentas no mercado que podem lhe auxiliar a alavancar seu negócio no mundo digital.

Porém, cada vez mais, a tendência é priorizar a qualidade do conteúdo. Portanto, como o próprio  Matt Cutts (engenheiro do Google) diz: “Content is king” (em português, significa “O conteúdo é o rei”). Um bom conteúdo sempre será a melhor estratégia de SEO de qualquer site.

Caso deseje se aprofundar um pouco mais, acesse nossos artigos:

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Rafael Marques

Rafael Marques

Especialista em Desenvolvimento Web e Marketing. É apaixonado por tecnologia, empreendedorismo, audiovisual e animais. Em sua carreira, dedica-se ao empreendedorismo, além de atuar como Desenvolvedor Fullstack e redator técnico. Gosta de usar seu tempo livre para assistir a filmes, jogar, escrever, e passar um bom tempo brincando e mimando seus animais de estimação.

Contato: rafael.blog@homehost.com.br

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